MARKETING DE INFLUÊNCIA: COMO UTILIZAR NO SEU E-COMMERCE

Empreendedorismo

Em primeiro lugar, muito antes do YouTube, do Instagram e do TikTok, as empresas já aproveitavam a visibilidade de figuras públicas para promover seus produtos e serviços. Pensa bem: uma celebridade estampada na caixa de uma tinta de cabelo, por exemplo, já desperta o desejo de consumo, não é mesmo? É aí que entra o marketing de influência.

Esclarecemos o assunto neste artigo. Olha só!

O que é marketing de influência?

É uma estratégia baseada no uso de interlocutores que exercem um certo poder de influência no consumidor. Funciona mais ou menos assim: os influenciadores usam ou recomendam determinado produto, e os clientes ficam com vontade de comprar para ter a mesma experiência, sabe?

Qual é a importância da estratégia para as empresas?

Atire a primeira pedra quem nunca comprou nada por aí porque viu alguém que admira usando o item. Na verdade, isso acontece desde o século XIX com figuras públicas estampadas nas embalagens de produtos.

Aliás, personagens fictícios também podem ser considerados influenciadores, viu? Afinal de contas, desenhos animados e personagens de filmes também podem induzir decisões de consumo.

De toda forma, o uso da estratégia é legal para aumentar o alcance das ações da empresa e gerar prova social. E existem dados que comprovam a eficiência do marketing de influência. Veja alguns números interessantes:

  • 76% dos consumidores já compraram alguma coisa após a recomendação de um influenciador (Spark/QualiBest);
  • 66% dos consumidores se lembram mais de campanhas estreladas por influenciadores em relação a anúncios tradicionais (YOUPIX);
  • 86,5% das empresas afirmam que o trabalho com influencers traz mais retorno do que qualquer outro tipo de comunicação digital (YOUPIX);
  • 74% dos consumidores preferem conteúdos informativos se comparados com campanhas pagas. Nesse contexto, entram os reviews e até as ações com influenciadores, mas sem aquela cara de #publi (Ibope Inteligência).

A título de curiosidade, o marketing de influência ganhou uma relevância ainda maior no período da pandemia. Isso porque muita gente encontrou uma oportunidade na internet para ganhar dinheiro com produção de conteúdo.

Esse comportamento é percebido, em especial, com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho. Afinal de contas, os nativos digitais não querem trabalhar em empresas tradicionais. Na verdade, eles desejam produzir conteúdos a respeito de suas paixões e ganhar dinheiro com isso. O marketing de influência permite essa monetização das produções.

Como usar o marketing de influência a favor do seu e-commerce?

Antes de tudo, é fundamental preparar o e-commerce para receber os clientes. Por exemplo: já pensou se o seu site sai do ar devido ao aumento do volume de acessos? Também pode acontecer de o estoque esgotar rápido e sua loja ficar sem itens para vender. Ainda tem a questão do atendimento ao cliente que pode ficar mais lento devido ao aumento da demanda.

O fato é que, de modo geral, a expectativa é de que as ações aumentem o tráfego da loja virtual e as vendas. Logo, é necessário garantir boas experiências para esses consumidores frutos de indicações. Dessa forma, é possível criar aquele ciclo virtuoso de indicações e boca a boca positivo.

Então, comece tudo com planejamento minucioso, inclusive com estimativas realistas de retorno. Esse cuidado é importante para deixar o e-commerce pronto para receber os novos clientes.

Após organizar todos os processos internos, você já pode partir para as ações práticas de marketing de influência. Veja só algumas dicas nesse sentido.

Invista em reviews no e-commerce

Primeiramente, todo consumidor é um influenciador em potencial. Pensa bem: ninguém melhor do que um cliente que teve experiências reais de consumo para indicar um produto ou serviço, não é mesmo? Pois bem, a lógica é essa mesma.

É nesse contexto que entra a importância do customer review. A título de esclarecimento, os reviews são relatos de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com uma marca, produto ou serviço. Aliás, outros clientes ficam de olho nessas provas sociais para avaliar se vale a pena comprar determinado item ou não, entende?

O legal é que aproximadamente 92% dos compradores confiam muito mais nesses depoimentos do que nas propagandas da marca. Mais: 70% confiam até nos reviews de desconhecidos.

Logo, você não precisa gastar com cachês milionários para conquistar novos clientes. Na verdade, os consumidores satisfeitos também são influencers e induzem decisões de consumo. Nesse cenário, nossa recomendação é incluir os reviews no e-commerce.

Faça parcerias com os influenciadores certos

Não podemos negar que o número de seguidores é um forte indicativo de relevância nas redes sociais. No entanto, esse não é o fator mais importante. Na realidade, o ideal mesmo é fazer parcerias com personalidades do seu nicho que conseguem alcançar em cheio o seu público consumidor.

Por exemplo: se a sua empresa é especializada em alimentos veganos, por exemplo, não faz sentido contratar um influenciador que também tem parceria com uma churrascaria. Isso não passa credibilidade para quem interessa de verdade: o consumidor.

Sendo assim, o primeiro passo é estudar o comportamento do seu consumidor para identificar influenciadores relevantes para o seu nicho de mercado. E olha: nada de desprezar os microinfluenciadores, viu? De modo geral, criadores de conteúdo menores conseguem atingir públicos bem específicos e contam com audiência engajada.

De toda forma, vale lembrar que os posts patrocinados precisam ser sinalizados como #publi ou #ad. Apesar de toda valorização dos conteúdos informativos – sem aquela cara de publicidade que já explicamos ali em cima -, investir em falsas publicações orgânicas fere o código de ética e a empresa pode sofrer punições do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Mensure os resultados

O que a sua empresa espera conquistar com o marketing de influência? Aumento no tráfego, vendas ou reconhecimento de marca? Seja lá qual for o seu objetivo, é fundamental mensurar os resultados para avaliar o sucesso das ações. Fazer esse balanço é importante até para nortear as demais estratégias.

Aliás, vale até criar cupons para desconto ou brindes para cada influenciador. Dessa forma, fica mais fácil avaliar a quantidade de consumidores que, de fato, fecharam uma compra após a indicação da personalidade.

Por fim, não dá para negar que o marketing de influência está em alta. Afinal de contas, essa é uma estratégia legal para aumentar as vendas e gerar reconhecimento de marca. No entanto, lembre-se de que não são apenas as celebridades da internet que têm poder de influência. O seu consumidor pode fazer um bom trabalho de divulgação espontânea por meio de reviews. Então, a ferramenta merece atenção especial, combinado?

Fonte: Ecommerce Brasil

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