Jeans resgatados no Deserto do Atacama viram artigos de luxo

Bem estar e Saúde

O que uma marca de eletrodomésticos e o ciclo da moda tem em comum? Numa jogada super estratégica e criativa, a Electrolux uniu sua linha de lavadoras de roupas ao apelo sustentável do mundo fashion, valorizando a utilização por muito mais tempo do guarda-roupa e, é claro, com dicas para sua conservação, para que não se torne descartável.

E como o jeanswear entra nessa linda história? Com os motes “Acabe com o círculo vicioso” e “As roupas mais sustentáveis são aquelas que já temos”, a Electrolux realizou uma collab com a Rave Review, marca de designers suecas que cria peças com a técnica de upcycling em uma coleção exclusiva feita através do lixo de roupas do Deserto do Atacama, no Chile, um verdadeiro cemitério de têxteis que recebe anualmente cerca de 39 mil toneladas de peças descartadas, provenientes da Europa, EUA e Ásia.

Do lixo ao luxo, o patchwork de retalhos mescla o denim à outros materiais em looks incríveis e sustentáveis. As roupas foram lavadas, cortadas e, tingidas de roxo e verde em máquinas de lavar para reforçar a sensação de imperfeição e dar personalidade ao tecido.

“Acho que todos nós devemos promover mudanças, de um jeito ou de outro. Quando se fala de moda, cuidar do que já temos é provavelmente a maneira mais prática e fácil para isso”, afirma Livia Schück, cofundadora e diretora criativa da grife sueca.

Sabe-se que as pessoas jogam fora 90% de suas roupas, mesmo quando ainda podem ser usadas por mais tempo. Menos de 1% de todas as peças são recicladas em artigos novos e 73% das roupas são incineradas ou acabam em aterros sanitários.

A coleção

A marca pensou em todos os segmentos, inclusive roupinhas para os pets e acessórios como botas compostas por mini retalhos.

As peças trazem desfiados, aplicações e recortes em vestidos longos com barras assimétricas mesclando o denim à tecidos xadrezes, saias com plissados e estampas com listras e o efeito patchwork em casacos alongados, wide pants, jaquetas e vestidos em diferentes lavagens.

coleção não estará à venda mas serve para estimular as pessoas a reciclarem suas roupas e repensar o consumo desenfreado.

Electrolux ainda oferece dicas, em suas mídias sociais e site, em como preservar suas roupas, como por exemplo, lavar em temperaturas mais baixas, usar o vapor quando as roupas foram pouco usadas, evitar lavar à mão, mas sim, em máquinas que oferecem novas tecnologias.

“Nossa missão é, até 2030, duplicar a vida útil das roupas e reduzir à metade o impacto ambiental que elas causam”, conta Jonas Samuelson, CEO da Electrolux.

São ações como essa que nos coloca para pensar em como podemos mudar nossa relação com as roupas de uma maneira mais sustentável. Ganham as empresas, os consumidores e o meio ambiente.

Fonte: Vanessa De Castro

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