Projeto Corredor Caipira premia fotos da biodiversidade do interior paulista

Cultura

Iniciativa de reflorestamento com participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP valoriza a agrobiodiversidade e busca a conexão entre paisagens e pessoas de regiões de São Paulo inseridas nos biomas mata atlântica de interior e cerrado paulista

Com o objetivo de valorizar a agrobiodiversidade e fortalecer as relações entre a cultura e a natureza da região de Piracicaba, em São Paulo, o projeto Corredor Caipira, realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, premiou imagens que destacassem a biodiversidade do interior paulista. 

Realizado entre os meses de junho e julho, o concurso de fotos Conectando Paisagens e Pessoas considerou os seguintes subtemas: agroecologia; relações entre cultura e meio ambiente; relações entre o ser humano e a natureza; e biodiversidade nativa regional (flora e fauna). Foram inscritas 343 fotos produzidas por 71 pessoas, entre fotógrafos profissionais e amadores. Fauna caipira, de Eduardo Kiehl, foi a fotografia escolhida como vencedora pelo Júri Técnico. Já Olhos amarelos, de Rodrigo Borges Missano, foi a imagem mais votada pelo público e a vencedora do Prêmio Júri Popular. Ambos os autores ganharão um passeio de balão pela região de Piracicaba, com direito a um acompanhante.

Imagem escolhida pelo Júri Popular: Olhos amarelos, de Rodrigo Borges Missano

A imagem escolhida pelo Júri Técnico: Fauna caipira, de Eduardo Kiehl 

O projeto Corredor Caipira tem como objetivo fazer a restauração florestal em 45 hectares nos municípios de Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Anhembi, localizados no interior paulista, formando corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo. As ações também vão beneficiar indiretamente outros 13 municípios que estarão entre as áreas prioritárias para restauração florestal.  O intuito é melhorar a conectividade entre matas nativas que passam pelas cidades de Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.

O concurso de fotos faz parte de uma ação para promover o engajamento de pessoas, comunidades e instituições por meio da realização de um processo dialógico de educação ambiental para a agroecologização local. “Acreditamos que a sociedade deve estar envolvida nesse processo de transformação. Precisamos conectar essas pessoas com processos de formação, com educação ambiental, para que as ações façam sentido para as pessoas e elas façam parte dessa transformação”, afirma o engenheiro agrônomo Henrique Campos, que é um dos coordenadores técnicos do projeto.

A expectativa é a de criação de uma rede comprometida com a transformação socioambiental, que traga à tona o papel e a importância de sistemas agroecológicos e da cultura caipira como mobilizadores de envolvimento e união de toda a comunidade.

Além da Esalq, a iniciativa conta com a participação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Finalistas do concurso Conectando Paisagens e Pessoas

Os 20 primeiros colocados por decisão do Júri Técnico receberão um kit personalizado do projeto, que inclui certificado, camiseta, ecobag, chapéu tipo australiano, caneta de bambu, bloco de notas ecológico e caneca acrílica. O nome dos autores desses trabalhos, assim como os títulos das fotos e o número de votos estão disponíveis na página no projeto:https://corredorcaipira.com.br/concurso

Descanso merecido (capivaras) – de Leonardo Fugolari

Família de coruja-buraqueira Athene cunicularia no Jardim Botânico – de Maria Eliana Carvalho Navega-Gonçalves

Tom sobre tom – de Gabriel Luiz de Campos

Fé sobre o rio – de Helder do Prado Sousa

O meu amor mais puro: sabiá alimentando os seus filhotes – de Dario Augusto Banzatto

Jaçanã - de Antônio Luiz Vallese

Jaçanã – de Antônio Luiz Vallese 

Bico-reto-azul em ipê – Maria Cecília Sponchiado Rocha

Nevoa – de Roberval Aparecido Caprecci

Periquitos se alimentando de um pé de coquinho – de Bruno Negri

Revoada Cor-de-rosa – de Christiano Rossim de Castro

Pescaria matinal (Garça moura) – de Rafael Mahn Iori

Guardião do rio – Aristeu Victor

A liberdade do rei no pantanal piracicabano – Bruno Fernandes

Resiliência – de Wagner Takada

As belezas do céu rural noturno 1 – Fabio Mincarelli Monfrin

Caminho das águas – de Noemi Hongo Oliveira Gabriel

Gaturamo-verdadeiro (Eufonia violacea) – de Pedro Zagatto

Pássaro Suiriri e a Lua – de Rafael Mischiatti  

Mais informações no site https://corredorcaipira.com.br, no Instagram @corredorcaipira e no Facebook www.facebook.com/corredorcaipira

.

Com informações do Corredor Caipira e Canal da Lili

Fonte: jornal.usp.br

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *