O etanol aditivado Grid, da Petrobras, passou por mudanças e ganhou uma nova tecnologia de aditivação. A Vibra, distribuidora de combustíveis e companhia multienergia, lança a nova geração do biocombustível no fim deste mês, nos postos Petrobras. Ele chega para se juntar à nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium, lançadas em fevereiro.
Saiba como o etanol aditivado Grid reduz a corrosão em motores

A nova geração do etanol aditivado Grid traz a tecnologia batizada de Tecno 3, que possui uma seleção reformulada de aditivos, que agregam propriedades não existentes no etanol comum.
Desenvolvida em parceria com a gigante química alemã Basf, a fórmula proporciona limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. A Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos.
“O blend de aditivos foi criado exclusivamente para a realidade do produto vendido no Brasil. Desenvolvido ao longo de 2021 e testado em laboratórios da Alemanha, foram necessárias muitas horas de trabalho para chegar à fórmula ideal que atendesse não apenas os motores, mas principalmente as especificações técnicas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”, afirma o engenheiro e analista sênior de Marcas e Produtos da Vibra, Eduardo Alcazar.
A nova fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes, o que foi comprovado por meio de testes de detergência realizados em motores, segundo a Petrobras. É normal e esperado que qualquer combustível comum gere depósitos em partes do motor, principalmente as válvulas e a tecnologia de aditivação minimiza esse problema.
“Em nossos testes demonstramos que a nova geração do etanol Grid remove até 52% desses depósitos. Esses testes confirmaram o que outros estudos publicados já haviam indicado: o etanol comum, assim como outros combustíveis, também forma depósitos em válvulas de admissão e em injetores. Isso se deve ao fato de que, independentemente do combustível, existe uma névoa de lubrificante circulando até a câmara de combustão que contribui para esses depósitos”, ressalta Alcazar.
Dessa forma, o etanol aditivado Grid traz alto nível de proteção contra a corrosão. O novo produto promoveu proteção de 100% contra ferrugem, enquanto nos testes realizados o etanol comum foi responsável por 25 a 50% de ferrugem no corpo de prova.

Nos testes de desgaste, a nova tecnologia diminuiu em até 36% o desgaste entre peças metálicas quando comparado com o etanol comum. A redução de atrito também é considerável quando comparado com o etanol comum: 40% menos fricção, demonstrando uma expressiva melhora na lubricidade do etanol.
Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento.
Fonte: Garagem360