Sondagem feita pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) avaliou a percepção do cliente das TMCs associadas em relação ao retorno das viagens. Foi baseada em amostra com 100 empresas representativas dos diferentes ramos e portes das corporações atendidas pelas TMCs no país. No horizonte, o cenário enseja flexibilização com restrições já incorporadas ao novo normal. E devidamente pautadas pelos protocolos biossanitários. Pesquisa dá conta de que 51% dos respondentes tendem à definição para viajar. Outros 29% já flexibilizaram disposição para viagens. Expectativa: com o avanço da vacinação, mais e mais viagens poderão ser retomadas. No que tange à flexibilização para viagens internacionais, indefinição alcança 73% das empresas entrevistadas. No entanto, as perspectivas podem mudar. Em que cenário? Naquele em que as fronteiras sejam abertas como consequência do avanço da vacinação. |
No campo dos eventos corporativos, estimativa de 40% das empresas aponta para retomada, em 2021, nos níveis próximos àqueles registrados em 2019. Percentual é similar quando a pergunta recai sobre eventos em 2022. Quanto a pedidos de orçamento para viagens, em 2021, indefinição paira para apenas 33% dos respondentes. Para 2022, embora indefinição ainda seja elevada, há uma atenuante desejável e plausível: o avanço da vacinação e a redução dos riscos de contágio podem estimular o retorno das viagens. |
Em relação à política de viagens, 64% das empresas fizeram ajustes em sua política de viagens. Entretanto, cabe ressaltar que itens relacionados a preço têm relevância calculada em 29,5%. Por outro lado, segurança em protocolos tem maior relevância mensurada em 58,8%. |
Marily Miranda |