Da periferia ao protagonismo: livro de Gisleine Zarbietti brilha na ExpoFavela Innovation 2025

23/07/2025
Livro “Mulher, cultura e sociedade: o poder da feminilidade”, da jornalista suzanense Gisleine Zarbietti, esteve na maior feira de negócios realizada no Transamérica Expo Center
O livro “Mulher, cultura e sociedade: o poder da feminilidade”, da jornalista suzanense Gisleine Zarbietti, foi uma das obras apresentadas pela Brilharte Editorial na ExpoFavela Innovation São Paulo 2025, realizada no último final de semana (19 e 20 de julho), no Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro, São Paulo).
A obra, lançada em março deste ano, pôde ser conferida no Espaço Favela Literária, juntamente com a publicação “Por qual educação”, do escritor poaense Claudio Domingos.
“Esse espaço representou um enorme potencial de divulgar nosso trabalho, que vai muito além de vender livros, mas de construir pontes, estreitar relacionamentos e, principalmente, circular ideias. A ExpoFavela está consolidada no calendário de São Paulo não somente como um evento para ativação de negócios, mas como movimento cultural significativo para revalorizar a leitura”, explicou a autora Gisleine Zarbietti durante o evento.

Uma feira de negócios e cultura
A ExpoFavela se consolidou como uma grande feira de negócios que se converteu em um marco de oportunidades para que empreendedores e startups ganhassem visibilidade, firmassem parcerias e captassem investimentos para expandir suas atividades.
A programação reuniu uma série de atrações, como workshops, apresentações, debates, área gastronômica, entre outras, que ocorreram durante os dois dias de evento, das 9h às 19h.
Sobre o livro
“Mulher, Cultura e Sociedade: o poder da feminilidade” reuniu artigos que trataram de representatividade e protagonismo feminino, cultura, meio ambiente, mídia e educação.
A obra se propôs a mostrar como o poder da feminilidade pode humanizar as relações sociais, construir um mundo melhor, conter o ódio, a violência, a intolerância e o preconceito para avançar em direitos com justiça, amor e solidariedade.
Foi considerado um livro essencial para todas as pessoas que acreditam em uma sociedade que valoriza e luta para que todas as mulheres sejam reconhecidas em sua totalidade e ocupem seu lugar com dignidade e respeito.
A imagem da capa sintetizou a mensagem do livro: o poder da feminilidade está em equilibrar força, garra e coragem com delicadeza, astúcia e sensibilidade.

A autora
Gisleine Zarbietti é uma artista da palavra que transforma dores e traumas do cotidiano em superação. Formada em jornalismo, com bacharelado em Comunicação Social, licenciatura em Letras e especialização em educação midiática, atuou na imprensa como repórter, editora e na implantação e gestão de projetos voltados à educação midiática.
Como editora de Cultura e Educação, coordenou suplementos infantojuvenis e promoveu capacitações para alunos e docentes sobre gêneros textuais, leitura crítica, letramento digital e informacional.
Integrou a coordenação executiva do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e foi uma das idealizadoras dos programas “Formando o Cidadão do Futuro” e “Prêmio Professor Cidadão”. É autora dos livros “Mulher, cultura e sociedade: o poder da feminilidade” e “Memórias de Suzano – histórias e fotos de todos os tempos, do vilarejo à cidade grande”.
Outra obra em destaque
Já o livro “Por qual educação”, do escritor Claudio Domingos, dialogou com professores e educadores sobre o verdadeiro sentido do ato de educar. A obra abordou reflexões sobre o papel da educação em um mundo em constante transformação, entre aspirações e contradições.
Sobre a editora
A Brilharte Editorial é um projeto literário que busca imprimir o imaginário humano em palavras e versos com criatividade, contribuindo para formar e desenvolver pessoas integrais, sensíveis e capazes de se relacionar bem com as complexidades do ambiente que as cercam.
Por meio da B.E, a Brilharte Cultura Transformam compartilha sua essência e pensamentos autênticos, enaltecendo valores fundamentais orientados pelo Programa Aculturação em produções literárias derivadas de seu ideário, projetos e iniciativas.
Publicação-Lucia Alves- jornalismo- Comunicação- colunista social- Vice-presidente do Conselho de Inclusão Da Abime Brasil (Ass. Brasileira e Internacional de Mídia Eletrônica)- mídia- @Impactocultural_revista