Museu da Língua Portuguesa participa da 9ª Jornada do Patrimônio com visitas sobre as presenças negras nas construções de São Paulo
Durante o fim de semana do evento, que vai acontecer nos dias 19 e 20 de agosto, entrada para visitar as exposições da instituição será gratuita para todos os públicos
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, integra a programação da 9ª Jornada do Patrimônio com visitas temáticas sobre a participação negra na arquitetura de São Paulo. As atividades vão acontecer nos dias 19 (sábado) e 20 de agosto (domingo). Em comemoração ao evento, a entrada no Museu será gratuita para todos os públicos nestas datas.
Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo é o título das duas visitas que o Núcleo Educativo do Museu vai oferecer durante a Jornada do Patrimônio, cujo tema, em 2023, é Se a Cidade, Se a Cidade Fosse Minha.
Pela manhã, das 11h às 12h, a ideia é identificar a presença negra em edificações no bairro da Luz e no prédio que atualmente abriga o Museu da Língua Portuguesa. Já à tarde, das 15h às 16h, serão apresentados ao público a trajetória e o trabalho do arquiteto Tebas, alcunha de Joaquim Pinto de Oliveira, um dos responsáveis pela construção de diversos espaços reconhecidos como patrimônio da cidade de São Paulo.
As visitas são gratuitas. Para participar, o interessado deve se inscrever pelo e-mail educativo@museulp.org.br – são 20 vagas para cada horário.
Durante o fim de semana da Jornada do Patrimônio, também não será cobrado o valor de entrada do Museu. Além de sua exposição principal, que apresenta a diversidade e a riqueza da língua portuguesa por meio de experiências como Português do Brasil e Rua da Língua, o público poderá visitar a Essa nossa canção, a nova mostra temporária, que aborda o elo profundo entre o português e a canção popular brasileira.
Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria especial de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção contém experiências imersivas, audiovisuais e sonoras que permitem um mergulho em composições de samba, forró, bossa nova e outros ritmos musicais.
A exposição temporária Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Outra dica é visitar o terraço do Museu, onde está instalado o Flor Café. O visitante pode consumir bebidas e comidas no local com uma vista privilegiada do relógio da Estação da Luz e de parte do centro da capital paulista – é possível avistar o Parque da Luz e a Estação Júlio Prestes.
SERVIÇO
Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo – Jornada do Patrimônio
Dias 19 e 20 de agosto, às 11h e às 15h
Inscrição pelo e-mail educativo@museulp.org.br (20 vagas em cada horário)
Grátis
Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos e nos dias 17, 18 e 20 de agosto
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/n – Luz – São Paulo
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa tem Patrocínio Máster da EDP, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Temporada 2023 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, da John Deere Brasil, da Petrobras e do Grupo Globo; com apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil, do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e com as empresas parceiras Paramount Têxteis, Eaton, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.