Cidades Colunistas Eventos World

Indústria Fox e CUFA Heliópolis realizam ação de coleta de lixo eletroeletrônico em prol do Projeto Mães da Favela

10/05/2025

A partir deste sábado, a comunidade de Heliópolis, em São Paulo começa a receber o projeto do Eletro Solidário, uma iniciativa da Indústria Fox, que desta vez têm a parceria com a CUFA Heliópolis. O projeto promove o descarte correto de lixo eletroeletrônico, sustentabilidade, inclusão social, solidariedade e renda para projetos que precisam, neste caso o ‘Mães da Favela’ da Cufa que será o beneficiado. Quanto mais descarte, mais retorno em recursos para quem precisa.

Objetivo da ação:

O Eletro Solidário tem como objetivo além de ampliar recursos financeiros para o Projeto ‘Mães da Favela’ da Cufa Heliópolis, também deverá conscientizar a população sobre a importância do descarte responsável de resíduos eletroeletrônicos, como celulares, computadores, televisores, eletrodomésticos quebrados e outros itens que não têm mais utilidade. Esses materiais serão destinados à reciclagem correta realizada pela Indústria Fox.

“O Eletro Solidário em parceria com a CUFA – Central Única das Favelas do Estado de São Paulo – nasce da vocação educacional do Projeto desde sua raiz. O fato dele ser agora aplicado em uma comunidade como a Heliópolis, por meio da CUFA , para retiramos o lixo eletroeletrônico de forma correta, irá conectar muitas pontas, como aquela que precisa retirar o lixo eletrônico e não sabe como, mais também liga com outra ponta, o renomado Programa ‘Mães da Favela’ que precisa de recursos e será beneficiado por meio do Eletro Solidário. A ideia é simples: dar um destino certo para esse material e transformar parte dele em recurso pra quem mais precisa. E quando a CUFA entrou nessa com a gente, o sonho ganhou ainda mais força.” – diz Marcelo Souza, CEO da Indústria Fox.

“A gente sabe o quanto as favelas hoje produzem e tem equipamentos eletrônicos. Acho que qualquer morador de favela hoje, tem uma chapinha, tem um ferro de passar que podem estar quebrados. E muitas das vezes, até a própria geladeira, que você deixa descartar inadequadamente, pode denegrir o meio ambiente. Então eu acho que a importância do Eletro Solidário, dessa parceria com a Indústria Fox, juntamente com a CUFA (Central Única das Favelas), primeiro, é isso. É de trazer essa conscientização, de tirar esses produtos de dentro de casa, que muitas vezes estão ali sem necessidade nenhuma. Mas também fazer com que isso volte com projetos sociais, que é o que a gente atende com o ‘Projeto Mães da Favela’. Então você dá uma oportunidade também, além de você estar trazendo essa educação para a comunidade, de tirar esses produtos que estão ali sem utilização, e aí dar uma finalidade adequada para esses produtos, é também legitimar o Mães da Favela. Com isso, a gente consegue levar mais atendimento para o projeto Mães da Favela, que hoje atende mais de 140 mil mães em todo o Brasil. Somente aqui no estado de São Paulo são mais de 15 mil mães atendidas pelo projeto Mães da Favela.” – comentou Marcivan Barreto, Presidente da CUFA.

Crédito das fotos: Matheus Zito

Parte do lucro do material arrecadado será revertido para o projeto Mães da Favela, da CUFA, que oferece suporte a mulheres em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a rede de apoio dentro da própria comunidade. A partir dessa parceria, a CUFA de Heliópolis passa a ser um local permanente para receber eletroeletrônicos de uso domésticos para o descarte.

*Atividades e sorteios neste sábado em comemoração ao Dia das Mães

Durante o evento deste final de semana, além de pontos de coleta para lixo eletrônico, também há brinquedos infláveis para crianças dentro de um programação especial para toda a família. Um dos destaques é o sorteio de eletrodomésticos como prêmios para mães da comunidade!

O evento é gratuito e aberto a todos os moradores da região.

Publicação-Lucia Alves- jornalismo- Comunicação- colunista social- Vice-presidente do Conselho de Inclusão Da Abime Brasil (Ass. Brasileira e Internacional de Mídia Eletrônica)- mídia- @Impactocultural_revista

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *