Empresas com foco na comunidade geram empregos, sustentabilidade e segurança coletiva

Empreendedorismo

Iniciativas de startups nacionais que apostam em serviços compartilhados promovem redução de CO2, inclusão no mercado de trabalho e até monitoramento de bairros

Levantamento de quatro startups do Brasil com foco em compartilhamento de serviços mostra o potencial das iniciativas para incrementar o mercado de trabalho, contribuir com o meio ambiente e até com a segurança pública.

A primeira delas é a escola digital Awari, que aposta na colaboração entre experts no mercado de tecnologia e pessoas interessadas em seguir carreira na área para potencializar um dos mercados que mais crescem no mundo – até 2024, surgirão 420 mil novas vagas na área, de acordo com o Banco Mundial.

Com foco na colaboração e troca de conhecimento técnico e prático, reúne um time de mentores e instrutores com passagens por grandes empresas como QuintoAndar, iFood e XP Investimentos, e possui ainda parceria com os coletivos PretUX e Ladies That UX (voltadas respectivamente aos pretos e às mulheres que atuam na área de User Experience).

“A educação é a ferramenta mais importante para a transformação de nossa sociedade. Por isso, sempre buscamos ampliar nossa rede para impactar cada vez mais pessoas, acelerando esse movimento”, explica o CEO, Fábio Muniz. A startup nasceu em 2018 e já capacitou mais de 1000 alunos e conta com mais de 300 mentores.

A hora e vez das bikes

Tembici também contribui com o mercado de trabalho por meio do iFood Pedal, em parceria com o iFood, ao disponibilizar bikes elétricas para entregadores, possibilitando mais entregas em menos tempo, por exemplo.

“Trabalhamos exclusivamente com sistema de compartilhamento em estações fixas, que garante confiança e disponibilidade das nossas bicicletas. A confiança vem da certeza de onde o usuário pode encontrar as bikes, como acontece no transporte público, que sabemos onde está o ponto de ônibus e a estação de metrô. Além disso, a bike compartilhada é mais econômica e permite a intermodalidade, e para negócios, é mais rentável”, explica Mauricio Villar, COO e cofundador da Tembici.

A área socioambiental também é favorecida com iniciativas da empresa. Mais de 4 mil toneladas de CO2 (gás carbônico) deixaram de ser emitidas em 2020 com o uso de bicicletas compartilhadas, segundo estimativas da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina e responsável pelo principal sistema de bikes compartilhadas do país.

Se essa mesma quantidade tivesse sido liberada na atmosfera, aproximadamente 30 mil árvores precisariam ser plantadas para promover o “equilíbrio” de contas do ponto de vista ambiental. Além disso, contribui para a saúde individual dos que usam este modal, recomendado inclusive pelas autoridades sanitárias.

Outra frente de atuação que auxilia no enfrentamento da criminalidade é a promoção de iniciativas de caráter social. Um dos exemplos é o projeto Doe 1 Viagem, parceria da Tembici com a CUFA (Central Única das Favelas) e Voz das Comunidades, que destina recursos para pessoas em vulnerabilidade social. Mais de 5 mil viagens de bike já foram destinados a esta população desde novembro, quando o projeto teve início.


Suporte a pequenos empreendedores também ganha força

Em função da COVID-19, pequenos lojistas e empreendedores tiveram que fechar suas portas e se viram sem a principal fonte de renda. Foi nesse contexto que surgiu a Dolado.  Com base tecnológica, a startup abriu espaço para que empreendedores, principalmente das áreas periféricas, pudessem cadastrar seus produtos e serviços gratuitamente na plataforma, criando sua própria loja com catálogo online. Dessa forma, conseguiriam se manter ativos de forma segura e simples por meio do próprio celular.

Com pouco mais de um ano de atuação, a Dolado oferece serviços voltados para compra e venda de produtos e serviços para o pequeno empreendedor. Além do catálogo de produtos, também oferece a compra coletiva, formato que permite que comerciantes de acessórios de celular de São Paulo e Grande São Paulo consigam realizar suas compras sem sair de casa. Toda a gestão e reposição de frete é feita pela equipe da startup, proporcionando ao pequeno lojista comodidade, economia de preço e segurança na hora de reabastecer o seu comércio. Nos próximos meses, a startup pretende apresentar novas soluções – desta vez, focadas na gestão financeira das lojas. 

“Nosso intuito principal é conectar o pequeno empreendedor através da criação de soluções personalizadas que solucionem problemas que ficaram mais latentes na vida do comerciante desde o início da pandemia. Sabemos que, com as mudanças do último ano, pequenos comerciantes precisaram fazer uma transformação que demoraria 5 anos em 5 meses. Por isso, criamos soluções simples e práticas para que eles consigam manter os negócios em alta. Ajudamos na divulgação, gestão e reposição de estoque, e ainda facilitamos o pagamento para quitação de compras”, explica Khalil Yassine, fundador da Dolado.     

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *