Nasa termina montagem de megafoguete que levará mulheres à Lua

Tecnologia

A Nasa terminou a montagem do primeiro megafoguete do seu Sistema de Lançamento Espacial (SLS), que fará parte do programa Artemis, que levará as primeiras mulheres que caminharão na Lua.

Os engenheiros da agência instalaram o estágio central do foguete, que tem 65 metros de altura, entre seus propulsores auxiliares no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos.

O SLS é o primeiro foguete da missão Artemis-I, que estabelecerá as bases para o envio de astronautas à Lua, além do estabelecimento de uma colônia na superfície do nosso satélite natural.

Seu lançamento está previsto para o final de 2021, e levará consigo ao espaço a cápsula Orion para testes. Contudo, este não será um voo tripulado.

O fato de nenhum astronauta estar a bordo do voo inaugural do SLS faz sentido, já que a Nasa quer ter a certeza de que tudo está funcionando bem antes de colocar algum de seus astronautas em um foguete para a Lua. As primeiras missões tripuladas estão programadas para 2023.

Gigante e pesado

Agora que está terminado, o SLS tem uma altura maior que a da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sem contar o Morro do Corcovado. Seu peso é de nada menos que 2,60 milhões de quilos, segundo dados divulgados pela Nasa ao portal Futurism.

Esse tamanho e robustez se dá por conta da necessidade de produção de um empuxo de quatro milhões de quilos para conseguir deixar a órbita da Terra.

Além de estabelecer as primeiras colônias na Lua, a missão Artemis também terá a função de fornecer à Nasa dados e informações que poderão apontar para a possibilidade ou não de missões tripuladas a Marte, além da eventual construção de colônias no Planeta Vermelho

Fonte: olhardigital.com.br

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *