Protagonismo feminino: Luiza Helena Trajano fala sobre a presença da mulher na agroindústria do café

Empreendedorismo

Empresária e presidente do grupo Mulheres do Brasil participou do debate organizado pela IWCA Brasil na Semana Internacional do café nesta quinta-feira (19/11)

Conexão: essa foi a palavra que perpetuou durante o primeiro debate promovido pela IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do café que contou com a presença da presidente da instituição no país, Cintia Matos, da gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho e das empresárias Luciana Melo da Café Cultura, Mariselma Sabbag Café Renovo e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza.

O objetivo do encontro foi promover um debate sobre a atuação e o desenvolvimento das mulheres na agroindústria do café. “Fico muito feliz em participar de encontros como esse e ver o movimento que as mulheres estão fazendo em um mercado predominantemente masculino, pois acredito profundamente na união para vencer os momentos difíceis”, afirmou Luiza Helena Trajano. A empresária ainda pontuou que o mundo passa por transformações que têm impactado diretamente na forma de gestão dos negócios que migrou de mecânica para orgânica, onde há maior fluidez e necessidade de sensibilidade e empatia, habilidades encontradas com mais facilidade nas profissionais.

Durante a conversa, as convidadas ressaltaram a necessidade de criar elos e conexões para o fortalecimento do grupo feminino no mercado do café e pontuou a importante atuação da IWCA Brasil nesse processo. “Ser empreendedora não é algo fácil, mas a IWCA me impulsionou para o conhecimento e especialização. Além disso, proporcionou inúmeras oportunidades para meu negócio. Graças a instituição pude enviar cafés para o Japão, Estados Unidos e participei de um grande evento em Portugal”, destacou Mariselma Sabbag.

Nesse contexto, a presidente da IWCA Brasil Cintia Matos reforçou que o propósito da instituição é de fato apoiar as mulheres e promover conexões que proporcionem o protagonismo feminino no mercado. “Quanto mais a mulher participa, mais aumenta sua visibilidade e a coragem de empreender. Estamos caminhando a passo fortes e sabemos que com organização e trabalho em conjunto podemos ter grandes conquistas”, reforçou.

A frente da Café Cultura, Luciana Melo também falou dos desafios do mercado, mas ressaltou o prazer de ter orgulho do que faz e de conquistar os resultados esperados. Ela destacou a importância do planejamento para o sucesso das empresas e que no ramo do café especial, a grande meta é poder democratizá-lo, ou seja, dar acesso para que um número cada vez maior de pessoas possa entendê-lo e apreciá-lo.  

De acordo com a gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, 48% dos negócios iniciais são comandados por mulheres – número importante e significativo. Por outro lado, esse empreendedorismo ainda está concentrado em poucos segmentos. Com o fortalecimento das redes e a construção de novas conexões, é possível estender essa atuação principalmente no mundo agro e é o que encontros como esse, promovem com sucesso.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

Redes sociais

Facebook e Twitter: @semanadocafe

Instagram: @semanainternacionaldocafe

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Patrocinadores

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *