Brasil tem dois finalistas no Prêmio de Turismo Responsável da WTM

Social

O Brasil é destaque em mais uma premiação internacional. Duas iniciativas do país estão entre as finalistas da primeira edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America. A honraria busca homenagear soluções eficazes para questões urgentes na América Latina, como inclusão social e preservação da biodiversidade e do patrimônio cultural.

Ao todo, 53 projetos se inscreveram e apenas 13 se classificaram para a final. O Brasil disputa o pódio com projetos do Chile, Venezuela, Peru, México, entre outros países. O resultado será anunciado no dia 29 de abril, às 14h, na plataforma WTM Global Hub. (Veja a lista completa dos finalistas no final do texto)

A iniciativa de Mato Grosso do Sul, Brasil Food Safaris, é uma das finalistas na categoria “Melhor atração do patrimônio cultural”, que busca exemplos comprovados de um recurso cultural, histórico ou natural que esteja sendo protegido no centro de uma experiência de turismo.

O projeto realiza viagens para destinos com relevância cultural com foco na gastronomia local e fazem dos ingredientes e das técnicas de cozinha os principais atrativos. As expedições incluem aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo ambiente da população e refeições em restaurantes de chefs renomados.

Os criadores Polianna Thomé e Paulo Machado declaram muita satisfação pelo reconhecimento internacional da WTM e destacam a importância do Brasil Food Safaris para a valorização da cultura local. “A nossa história inspira, pois damos voz ao trabalho das comunidades locais, valorizamos o olhar e o conhecimento das cozinheiras tradicionais e, dessa forma, fortalecermos a preservação de ecossistemas e os caminhos para a sustentabilidade”, explicam.

Complexo Turístico

O Complexo Turístico Itaipu, importante atrativo do Paraná, também é um finalista do prêmio e concorre na categoria “Melhor destino para o turismo responsável”, voltada aos destinos que usam o turismo para promover o desenvolvimento local sustentável.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu Brasil, que administra o complexo, general Eduardo Garrido, declara que é uma honra estar entre os finalistas do Prêmio de Turismo Responsável da WTM. “O turismo, principal atividade econômica de Foz do Iguaçu, foi fortemente impactado pela pandemia. Estar na final garante uma visibilidade ao nosso destino e a expectativa de retomada do emprego a níveis anteriores”, comenta.

WTM

A WTM Latin America está prevista para ser realizada em agosto de 2021, em São Paulo, e deverá seguir um formato híbrido, com atrações virtuais para atingir os interessados que não poderão participar presencialmente. O evento terá uma programação dedicada ao Turismo Responsável, com a realização de painéis, palestras e apresentação de cases de sucesso pelo mundo.

Brasil Travel News

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *