GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇASP ESCOLA DE DANÇA ISMAEL IVO EM HOMENAGEM AO GRANDE CENÓGRAFO E BAILARINO

Cultura

A instituição terá cursos regulares e de extensão para formação técnica e artística de jovens profissionais; Com previsão de inauguração em 2022, será sediada no Complexo Júlio Prestes; O artista morto nesta quinta-feira 8/4vítima da Covid-19era vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo 

 O Governador João Doria irá implantar a SP Escola de Dança Ismael Ivo, uma homenagem ao grande cenógrafo e bailarino, vice–presidente do Conselho Estadual de Cultura do Governo de São Paulo, que morreu ontem, 8/9, aos 66 anos, vítima de Covid-19. O premiado artista, que também era figurinista, autor e ator, vinha se dedicando desde o ano passado ao projeto da escola, inspirada na Julliard School de NY e na maior escola de dança da América Latina, a São Paulo Companhia de Dança. A nova instituição irá oferecer formação técnica e artística, com foco 100% na formação e capacitação de profissionais em coreografia e performance. 

 O projeto, que tem previsão para início em 2022, terá cursos regulares na área de dança para 400 alunos e de extensão para cerca 1,5 mil. A sede será no terceiro andar do Complexo Júlio Prestes, localizado no centro de São Paulo. As obras iniciaram se no último mês de março, com um custo estimado de R$ 3,5 milhões.  

 “Viva Ismael Ivo! Grande artistagrande pessoagrande amigo! Deixa um legado fundamental para a dança brasileira“, afirma Sérgio Sá Leitao, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Será um prazer estar à frente de uma instituição que levará todo seu esforço em prol da dança e da arte a milhares de jovens brasileiros.”  

Maestro da dança 

Além de ocupar a vice-presidência do Conselho Estadual de Cultura do Governo de São Paulo, instituído pelo Governador João Doria em 2019, Ismael Ivo também foi curador do Programa de Qualificação em Artes –Dança, das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, orientando artistas in loco. O artista também fez parte da série de documentários Figuras da Dança, projeto da São Paulo Companhia de Dança, instituição da pasta, e  era Conselheiro da Fundação Padre Anchieta desde o final de 2020, além de integrante da equipe criativa da TV Cultura, como assessor artístico. Neste período junto à emissora, ele coordenou a realização de um Auto de Páscoa Negro, inspirado nas composições de João Bosco e Aldir Blanc, com a participação do ballet de Paraisópolis e da Brasil Jazz Sinfônica. Com a pandemia, a emissora teve que interromper o projeto, que seria exibido na Semana Santa.  

 A partir de hoje, a TV Cultura reexibe alguns dos programas em homenagem a esse grande artista brasileiro de projeção internacional, como o Roda Viva, de 2018, que terá reprise nesta sexta-feira (9).  

 “Nos palcosele hipnotizava o olhar do público com uma carga dramática singular e essa intensidade transbordava da cena para todos os seus demais projetoscomo pudemos sentir de perto ao retratá-lo em um dos episódios da série Figuras da Dança e ao idealizar juntos o projeto Corpus – Alma e Esperança, diz Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança.  Representatividadecarisma e inventividade são parte da lista de atributos que farão nos lembrar dele e que esperamos carregar conosco cada vez que a cortina do teatro se abrir, com a certeza de que sua dança permanece presente de muitas maneiras.”  

Legado de Ismael 

Detentor da medalha de ouro da cultura de Viena, da ordem do mérito cultural e da ordem cívico brasileira, além de Mestre da Criatividade do site Catraca Livre, Ismael brilhou nos palcos por onde passou. Sendo diretor da Bienal de Veneza, do Balé da Cidade, e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão.  

 O paulistano estreou como coreógrafo ao lado de Juliana Carneiro no espetáculo Cartas Portuguesas, em 1978. Cinco anos depois, mudou-se para Nova Iorque. Dançou e coreografou Young Blood, pelo Departamento de Arte Moderna do City College. Em 1983, foi convidado por Alvin Ailey para integrar sua companhia junior, a Alvin Ailey Dance Center, em Nova Iorque. 

Em 1984, fundou o ImpulsTanz com Karl Regensburger, em Viena. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, na Alemanha. Em 1996, foi nomeado o diretor da Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, de Johann Wolfgang Von Goethe, em Weimar. 

Criou diversos trabalhos, como o solo Under Skin, inspirado em Federico Garcia Lorca, Antonin Artaud e Winnie Mandela, o solo Delirium of a Childhood e Francis Bacon, dirigido pelo coreógrafo alemão Johann Kresnik. 

Em 1999, coreografou e dançou Tristão e Isolda ao lado de Márcia Haydée. No ano seguinte, criou, novamente em parceria com Márcia, a coreografia Aura, uma homenagem a Miles Davis e Alvin Ailey, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e Floresta do Amazonas, que estreou em Vienna. 

Apesar do forte trânsito no exterior, Ismael sempre buscou manter uma profunda conexão com o Brasil, para onde retornou, em 2017, após aceitar a missão de assumir o Balé da Cidade de São Paulo, se tornando o primeiro diretor negro da instituição em seus quase 50 anos de existência. 

Depoimento de Ismael Ivo O que te Inspira? – Ismael Ivo 

Fonte: www.cultura.sp.gov.br

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