Seleção Brasileira de Futebol para Amputados vence Sul-Americano e se garante Copa 2026

No último sábado (30), a Arena Pacaembu foi palco de uma conquista histórica, a Seleção Brasileira de Futebol para Amputados venceu o Uruguai na grande final da Copa Sul-Americana e sagrou-se tetracampeã do torneio. Com o título, o Brasil garantiu vaga na Copa do Mundo da categoria, que será disputada em 2026, na Costa Rica.
Além da seleção brasileira, o Uruguai (vice-campeão) e a Colômbia, que venceu a Argentina na disputa pelo terceiro lugar, também asseguraram classificação para o mundial. O campeonato reuniu em São Paulo, as melhores equipes do continente entre os dias 26 e 30 de agosto, em uma celebração de talento, superação e inclusão.
A final foi marcada por equilíbrio e emoção. Após empate por 1 x 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Marquinhos, Felipe Valêncio, Pedro e Wesley converteram suas cobranças, enquanto o goleiro Agner brilhou ao defender duas finalizações adversárias, garantindo a vitória por 4 x 3 e o título para o Brasil.
“Nosso objetivo era ser campeão sul-americano. A equipe do Uruguai é muito qualificada, mas demos um passo além, conquistamos a vaga para o mundial. Essa conquista é fruto de muito trabalho e dedicação”, destacou o jogador Alan Eduardo, o Mosquito.
“Foram dias intensos de luta, superação e entrega total. O aprendizado foi imenso e o resultado, inesquecível. Mais do que medalhas, levamos novas amizades e a certeza de que cada esforço valeu a pena”, afirmou Diego Nunes, coordenador de futebol da CBFA — Confederação Brasileira de Futebol para Amputados.
“Há 10 anos eu conquistava meu último título antes da amputação. Hoje, Deus me permitiu voltar ao mesmo lugar, de forma diferente, defendendo a Seleção Brasileira de Futebol para Amputados. Representar meu país foi um momento único que ficará para sempre na minha memória. Sou grato à comissão técnica por acreditar no meu trabalho e aos meus companheiros de equipe”, emocionou-se o capitão Wesley Soares, bicampeão sul-americano.
O evento contou com o apoio da CBF, por meio do programa CBF Transforma, do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), da Prefeitura de São Paulo – via Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), que atua com o premiado programa Inclui Sampa, referência em políticas públicas de inclusão e acessibilidade urbana.
Campanha da Seleção Brasileira
FASE DE GRUPO
Brasil 9 x 0 Equador
Brasil 5 x 0 Peru
Brasil 1 x 0 Uruguai
SEMIFINAL
Brasil 1 x 0 Colômbia
FINAL
BRASIL 1 (4) x (3) 1 URUGUAI / PÊNALTI
Com informações: Karina Estevo | Foto: Divulgação
Por -Jornalista Gilberto Santos- LPF- Liga Paulista de Futsal





