18/12/2024
Diretamente do fracasso do empreendedorismo para multiempresário, Dennis Nakamura ajudou a criar unicórnios, tem sociedade com a NASA, ressignificou o fracasso e agora ajuda empresas a se exponencializar, inclusive as suas próprias.
Um verdadeiro ecossistema está no encalço dele – no total são 26 empresas apenas no Brasil. Dennis Nakamura não tem um minuto de paz. E ele está absolutamente bem resolvido com isso, mas separa um bom tempo para a família. Engenheiro pela USP com diversas pós-graduações e cursos extras, esse empreendedor corajoso figura entre os anônimos mais interessantes do mundo empresarial e sabe escolher as batalhas que quer lutar – e ganhar.
Com seu Whatsapp e Direct cheios apesar de poucos seguidores, Dennis deu seus primeiros passos rumo ao sucesso após dois fracassos seguidos como empreendedor mais de uma década atrás. “Queria empreender, pois a vida como um colaborador tem mais barreiras e limites de certo modo. Queria mais, mas não sabia como.” Nesse momento difícil um grande amigo lhe deu uma oportunidade em sua empresa, que se tornaria uma das mais importantes do mundo em Casa e Decoração, a alemã Westwing – e Nakamura não a desperdiçou. Trabalharam juntos e a empresa prosperou, e rápido. Atualmente, de uma forma diferente, a empresa possui IPO (Oferta Pública de Ações) na bolsa de Frankfurt e na B3. Dennis também ajudou algumas outras empresas do mesmo grupo, quando foi convidado para fazer parte e ajudar uma empresa que estava se recuperando de um quase fracasso ela mesma, o iFood.
Nessa nova jornada ajudou a organizar, criar metas, modelos de contratação e gestão em diversas áreas do comercial e da operação. “Todos vestimos bem a camisa, e organizando, sabíamos nossas metas, responsabilidades e até onde podíamos chegar para alcançá-las. Um cuidava do outro, e cobrava resultados também. Tornamos a empresa eficiente e replicável, cada departamento se tornou escalável, e o negócio exponencializou.” Uma Organização Exponencial é aquela cujo impacto ou produção é desproporcionalmente grande – pelo menos 10 vezes maior – em comparação com os seus pares devido às novas técnicas organizacionais que aproveitam tecnologias de aceleração. Por outras palavras, cresce mais rápido, maior e mais barato do que a sua concorrência porque tem um Propósito Transformativo Massivo e cresce tão rapidamente quanto a tecnologia. E essas duas empresas (Westwing e iFood) alcançaram o tão sonhado status de unicórnios: empresas com menos de 10 anos e valor de mercado acima de 1 Bilhão de Dólares. E essas experiências foram cruciais para o que estava por vir.
Foi demitido do iFood. Outros também foram, como o próprio fundador, porém isso forçou Nakamura a pensar. “Primeiro pensei em trazer empresas startups de fora para o mercado Brasileiro, mas depois pensei, posso criar a minha própria, não foi nada fácil, começamos de graça no Starbucks do Shopping JK Iguatemi, mas conforme criamos e entramos em outras empresas, foi ficando menos difícil.” e foi isso que fez, com alguns amigos, inclusive alguns também ex-ifood, criou a Relp! Aceleradora de Restaurantes, na qual o Shark Robinson Shiba também faz parte. E essa foi apenas a primeira de seus novos empreendimentos, que hoje já somam mais de vinte empresas em diversos segmentos.
No posto de empresário inovador, ele começou a ser convidado para palestrar em diversas partes do Brasil, inclusive em outros países até chegar talvez no que vemos como o auge, o TEDxTalks. Anualmente faz um tour por diversos estados tupiniquins com o SEBRAE, por meio de amigos, para disseminar seus conselhos sobre empresariado, negócios, família e Deus. Com uma filha pequena de 2 anos, o bom apoio de sua esposa Mônica é imprescindível. “Sem ela não existiria sucesso algum, foi ela quem me indicou para ser contratado pelo meu amigo do Westwing. E é ela quem segura as pontas quando trabalho até mais tarde ou durante minhas muitas viagens de negócios. É ela também que planeja nossos incríveis momentos de férias para desligar um pouco.”
Esse homem de visão percebe o potencial que tem e não rema contra a maré. Sócio conselheiro em diversas empresas das quais faz parte como Academia Médica, Triágil, Goldstreet Venture Capital, NTU, PãoClass, FAD entre outras, agora foca em três delas: Grupo iVip, OZ Finance e Red&Red Company além de sua própria holding. “É muito arriscado ser empresário em nosso país, coisa que poucos têm coragem de fazer. E com experiência, conhecimento, direcionamento correto e avaliação de riscos constantes conseguimos desenvolver bons projetos sim. Confio muito na qualidade daquilo que entrego.”
O Grupo iVip engloba as empresas iVipCoin, iVipBank e iVipEX, no qual conseguiram de fato criar um ecossistema sinérgico de educação financeira para criptoativos, criptomoeda própria, corretora de criptoativos e banco com serviços financeiros que mesclam o mundo físico com o mundo virtual. À frente dos negócios da OZ Finance, com mais quatro sócios e amigos do mesmo nível, cria fintechs e bancos para outras empresas e instituições. “Muitos não sabem que é possível ter seu próprio banco, parar de distribuir juros para outros bancos convencionais, e aumentar esse caixa para realizar maiores investimentos na própria empresa ou no próprio bolso.” complementa Nakamura.

Provocado por amigos para “voltar” ao mercado da gastronomia, arquitetou a criação da Red & Red Company, empresa para adquirir e gerenciar marcas de restaurantes pelo Brasil com seu colega engenheiro e médico Dr. Danilo Matsunaga. Nascida em Janeiro de 2024, a empresa já possui restaurantes relevantes em seu portfólio e espera faturar R$ 30 milhões já no primeiro ano. “Há algo mágico na gastronomia que transcende fronteiras atraindo empresários e investidores. Entramos nesse ramo para cultivar paixão, qualidade e experiência em cada prato servido em cada um dos nossos restaurantes. Estamos aqui para oferecer momentos memoráveis com excelência e o orgulho de representar algumas das marcas mais renomadas do mundo com a missão de levar essas experiências únicas para cada pedacinho do nosso país. Somos uma holding que traz para o Brasil o que há de melhor na gastronomia internacional.” conta o empresário.
Com tanto conhecimento único e experiência de sucessos e fracassos, Dennis ainda consegue tempo para mentorear outros empresários milionários a crescerem ainda mais seus próprios negócios além de conseguirem tirar férias, já que Dennis, Mônica e a pequena Giovanna costumam viajar três vezes ao ano apesar da agitação de suas empresas no dia a dia. “Mentoria é importantíssimo e invisto muito nisso. Uma das nossas empresas mais valiosas veio de uma bronca que levei de um dos meus mentores alguns anos atrás.” – conta Nakamura sobre a ocasião em que um dos antigos VPs do Santander o questionou sobre a criação de uma spinoff, novo braço de negócios, em uma de suas empresas.

No campo social, ele engrossa a lista de empresários que pensam no social. “Nós todos precisamos ajudar outras pessoas, mostrar os caminhos e que é possível crescer.” No final dos anos 2000, ainda na faculdade, se uniu a amigos para criar a ONG Instituto Up!Grader, na qual investiram tempo e dinheiro para treinar milhares de outros universitários a trilhar uma carreira mais vitoriosa e com ética. Hoje em dia, boa parte desses alunos conquistou bons cargos no mundo corporativo e estão liderando com sabedoria e empatia, que era o objetivo. Dennis também palestra com frequência em igrejas em todo o país para motivar e ensinar empresários cristãos com conselhos de negócios, vendas, crescimento e confiança em Deus.
Por jornalista Mel Recalde