BibliON comemora número de inscritos na plataforma

Notícias

A biblioteca digital gratuita de São Paulo atingiu recentemente a marca de 100 mil empréstimos de livros e nesta primeira semana de janeiro alcançou 100 mil cadastrados de usuários no aplicativo

Lançada oficialmente em junho do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, a biblioteca digital nasceu com o objetivo de ampliar o acesso e estimular o hábito de leitura da população. O serviço conta atualmente com um acervo de mais de 16 mil títulos e uma grade de atividades culturais composta por clubes de leitura e oficinas de capacitação. Já são mais de 100 mil entusiastas dos livros que podem aproveitar para colocar a leitura em dia a qualquer hora e em qualquer lugar e de forma totalmente gratuita. 

Curiosidades sobre os 100 mil cadastros

  • 1200 horas. Esse é o tempo acumulado que a pessoa com mais horas de leitura aproveitou no aplicativo;  
  • Duas pessoas já leram mais de 1000 horas cada uma; 
  • São Paulo é a cidade com o maior número de inscritos na plataforma;
  • Mais de 86% dos municípios do Estado de São Paulo estão na BibliON (são 561 municípios do total de 654);
  • Os 100 mil cadastros foram alcançados desde o lançamento da plataforma somados aos migrados do projeto piloto lançado em 2020;
  • Mais de 60% do público cadastrado se identificou com o gênero feminino;
  • Mais da metade do público cadastrado possui entre 14 e 40 anos.

“Estamos muito animados com mais essa marca atingida pela BibliON, em parceria com o nosso público, e continuamos trabalhando para que mais pessoas tenham na palma das mãos a possibilidade de desfrutar o mundo da leitura de forma totalmente gratuita”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão do projeto. Para Pierre, usar celulares, tablets e computadores, artigos amplamente utilizados na atualidade, podem aumentar o alcance e incentivar a população a se aventurar pelo mundo das palavras.

Todos os livros do aplicativo estão disponíveis sem custo e a leitura é inclusiva a partir de uma série de recursos, como ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada para saída em áudio do texto. E, ainda, é possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

BSP Digital

A BibliON é a extensão de um projeto piloto iniciado em dezembro de 2020 e que disponibilizou pouco mais de mil obras. Em mais de um ano de atividade foram realizados mais de 27 mil empréstimos de livros.

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *