Kantupac: cultura andina como referência na Moda e no Rap

Bem estar e Saúde

Com referências da cultura andina, casal boliviano incorpora raízes de sua cultura materna em letras de Rap e em peças de roupa únicas com estampas e padrões típicos. A marca, intitulada Kantupac, traz à moda streetwear, com sede na cidade de São Paulo, padrões estéticos da cultura ancestral andina. Com pochetes, moletons, corta ventos e várias outras peças, com muitas cores e estampas simétricas típicas.

Criada em parceria entre os rappers e modelistas Bryan Rodriguez e Abi Llanque, ambos bolivianos emigrados ao país, a marca surgiu em um festival de hip hop Kantupac La Marka. Realizado em 2015, o festival criou raízes e se difundiu no meio paulista, abrangendo não só os mais de 75 mil bolivianos que vivem na capital paulista, mas também brasileiros que se interessam pelo mundo do rap e a ancestralidade milenar da cultura andina.

Em entrevista para a FFW, Bryan diz: “O Kantupac surgiu em 2015 como um evento de música que acontecia na praça Kantuta. O nome significa uma flor que resiste ao clima pesado dos andes, que leva as cores da bandeira da Bolívia, que são o vermelho, amarelo e verde, que também faz parte de nossa paleta de cores”. E ainda complementa: “A cultura hip hop envolve todo um estilo de vida combinado com a moda. Eu sempre gostei das roupas desse universo, mas tudo que tinha era muito americanizado e eu não me identificava com a mensagem”.

A iniciativa, além de trazer visibilidade para a cultura boliviana, também põem em pauta a discussão de representatividade. Apesar de ser um país diverso, com vários imigrantes e antepassados das mais diversas partes do mundo, ainda são poucas as representações indígenas, africanas, asiáticas, e tantos outros que compõem nossa sociedade, mas que não tem a voz e a representatividade que lhes são de direito.

Fonte: Guia Jeans Wear

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *