Casa de Criadores traz o upcycling no denim

Bem estar e Saúde

A última edição da Casa de Criadores que aconteceu entre os dias 5 e 9 de dezembro, no espaço SuperLoft, em São Paulo, comemorou seus 25 anos de história e trouxe diferentes marcas que apostaram no jeans reciclado e reinventado.

Seguindo o conceito upcycling, sobras de tecidos vêm sendo reutilizadas em novos shapes valorizados por beneficiamentos, acessórios e aviamentação exclusiva.

Patchworks coloridos com grafites conquistados através da serigrafia, costuras, bordados, bolsos aplicados e sobretingimentos foram vistos, por exemplo, na Alastra que trabalha exclusivamente com peças de garimpo “ressignificando roupas através de técnicas artísticas para que elas tenham seu ciclo de vida estendido”.

XyBoia investe em retalhos em diferentes materiais incluindo o denim que incluem estampas, desenhos, efeitos tie dye e o clássico jeans com esbranquiçados e cintura baixa.

Já Alexei aposta nos efeitos de tinta com texturas, silks e imagens fofas de animais.

A marca Trash traz a linha denim também produzida através de remodelagem de peças jeans. Sua moda é colorida, divertida e mescla ainda materiais como tule, organza plissada e o couro ecológico.

Fkawallys traz o mood couture punk  em jeans repletos de pedrarias, tachinhas, rebites, estampas, franjas, patchs e silks. Uma profusão de informações que seguem a moda underground.

Vou Assim trabalha o upcycling super criativo num mix de referências e materiais onde uma calça pode virar um cropped com correntes, outro shape vem costurado à tecidos estampados e o top ganha amarração com chaves.

O denim também vira material de protesto com aplicações de frases como “Vida trans não é flores” e a saia vem trabalhada com furos e tintas.

Estúdio Traça usou o tecido First Denim 80´s da Santista para construir alguns looks funcionais com recortes e vazados em calças, tops e shortinhos. O black denim surge com costuras marcadas ou totalmente descarregado e o jeans vintage vem trabalhado no cinto com passantes.

Jorge Feitosa buscou inspiração no bioma “Caatinga”, do agreste pernambucano na coleção Mata Branca e usou tecidos da Santista como o White Denim Trend em looks amplos e limpos onde as modelagens chamam atenção, além do brilho dos metalizados

Diego Fávaro trabalhou efeitos em tie dye no baby blue, além de rendas, lurex e o estilo sportswear; Microssaias e vestidos justos ganham vida juntamente com a flare.

Studio Ellias Kaleb trouxe o jeans bruto e inspiração nas águas, plantas e formas anatômicas. Destaque para os babados, búzios, saias assimétricas no vestido e a mistura do black e blue em corpetes e faixas.

Woolmay Mayden trouxe o denim bruto em shapes que passeiam entre vestidos, tops e calças retas, microvestidos evasês com efeitos inacabados, saias com torções e croppeds com mangas amplas. Os cintos permeiam as peças em locais inusitados. Destaque ainda para a saia longa com fenda e o top produzido com bolsinhos presos a uma borboleta de metal e a calça masculina, slim com amarração e capa recortada.

O jeans mais claro também chama atenção pela limpeza e fibras nobres em pantalonas, calças utilitárias, bermudas, saias desconstruídas e calças de alfaiataria, tudo em looks masculinos.

A inspiração veio das palavras encarnar e reencarnar “o primeiro significa entrar em corpo carnal  e o segundo retornar à vida em outro corpo”.

Rafael Caetano apresentou a coleção “Sangue Latino” em referência aos personagens da literatura, Don Juan e Dorian Gray em looks que trazem máscaras de olho e chapéus característicos, além de marcas de bocas pelo corpo. O denim bruto no estilo street surge com aviamentos coloridos e modelagem clean, reta ou comfort.

Vivão Project busca inspiração nas “infinitas possibilidades oferecidas a nossa sociedade moderna, em uma era onde podemos ser co-criadores em diversas camadas num mundo múltiplo que nos possibilita dar via às nossas ideias no mundo físico artesanal e no  mundo digital”.

A cintura super baixa dos anos 90 também faz sucesso para o público masculino onde entram costuras colors, zíper frontal e bolsos utilitários.Mais uma vez o upcycling ganha forma no denim com aspecto artesanal na pantacourt feminina. Destaque para a microssaia com faixas e efeitos de sujinho.

X-Brand traz o “Axé de Iemanjá com o Upcycling” etrabalha o patchwork em um mix de lavagens e colagens tanto no denim com aspecto rústico quanto na mistura de tecidos e estampas. Destaque para a saia longa, colete, calça cargo e macacão com aplicações que ganham desfiados.

Pela primeira vez na Casa de Criadores, a UMS 458 traz a influência do grunge, punk, streetwear, peças utilitárias, alfaiataria, tricô e o militarismo. Destaque para o baby blue com efeitos useds como rasgos, cerzidos, puídos, além de interferências a laser.

NotEqual traz a coleção “Surto sarto” que fala sobre formas brutas em estado de construção em peças com aspecto inacabado e inspiração na alfaiataria remendada, Aqui entram pinceladas de tinta, respingos e esmaecidos e o denim em patchworks geométricos e sofisticados com contrastes de lavagens no blue e o black com estampados.

Da Silva Santos Neves traz o streetwear traduzido no denim raw no look total com pantalona e jaqueta com mangas alongadas.

Fonte: Vanessa De Castro | Fotos: Divulgação.

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *