Tendências pra 2023: dicas e inspirações para seu negócio

Empreendedorismo

Veja as dicas da última Mesa de Empreendedorismo de 2022, que teve como tema “Tendências 2023: ideias e ferramentas para empreendedores”

Há milhares de tendências surgindo no mercado, mas o empreendedor precisa saber se isso tem relação com o seu negócio e o seu segmento para fazer o filtro do que pode ser útil, segundo Perla Amabile.

Essa foi uma das lições da última Mesa de Empreendedorismo de 2022, que aconteceu na última quarta-feira (21), que teve como tema “Tendências 2023: ideias e ferramentas para empreendedores”. 

O evento contou com a presença de Dani Junco (CEO da B2Mamy Aceleradora), Mariana Cerone (Head de Produtos de Consumo na Sodexo e professora na ESPM) e Perla Amabile (Diretora de Estratégia e Insights na Gauge, professora e colunista do Terra). A apresentação do programa é feita por Paola Cecchi.

Mariana Cerone abordou a importância de manter um relacionamento com o seu cliente: “Você precisa olhar toda a jornada do consumidor. Precisa pensar [sobre] o que você está fazendo hoje para ter com o consumidor uma relação quase de amizade”. Tendências 2023: ideias e ferramentas para empreendedores:Video Player is loading.PlayUnmuteCurrent TimeÂ0:00/DurationÂ-:-Loaded: 0%Picture-in-Picture

Ainda no tema de proximidade com o cliente, Dani Junco ressaltou que para ter esse relacionamento é necessário ter diversidade. Assim, seu time poderá pensar nas necessidades dos clientes, que são diferentes para cada público: “Tenha pessoas no seu time que entendam essas dores”, afirmou. 

Outra dica de Mariana Cerone é colocar a educação financeira no “storytelling” para mostrar a relevância da sua marca, mesmo que a empresa não seja financeira. 

Para exemplificar, Cerone usou o caso de uma empresa de canecas: “Ajudar o brasileiro entender melhor como fazer a gestão do seu dinheiro e, através disso, mostrar que comprando essa caneca você vai economizar vários copos de plástico e vai ter uma economia até o final do ano. A forma como você faz isso vai fazer a diferença e você ainda vai fazer um bem para a sociedade”. Perla Amabile comentou que essa é uma tendência por causa de uma carência do brasileiro no quesito de educação financeira. 

Veja algumas dicas práticas das entrevistadas para o seu negócio:

  • • Social search (busca em redes sociais) é uma tendência, principalmente para a geração mais jovem, geração Z – Perla Amabile 
  • • Usar o Google Trends (ferramenta gratuita) para ter ideias de buscas feitas pelos consumidores) – Perla Amabile
  • • Engajamento – Os empreendedores que têm uma loja no Instagram, uma conta de marca, aproveite todos os serviços que têm ali, como enquete e caixinha de perguntas, para entender o consumidor – Mariana Cerone
  • • Hiper Conveniência – pensar na praticidade na jornada do consumidor, como evitar usar o “preço no inbox”, facilitar os passos dos clientes – Mariana Cerone
  • • Foco para pequenos – Para quem tem lojas muito pequenas, não vale a pena entrar em um e-commerce. Uma hora a empresa precisará disso, mas quando o negócio está no começo o esforço não compensa, é melhor direcionar os esforços em apenas uma plataforma ou rede social – Dani Junco 
  • • Comunidade – Engajar os clientes conectando com o propósito de cada um, e construir comunidades, não apenas bases de clientes  – Perla Amabile 
  • • Diversidade – Olhar para a diversidade em todos os tipos, principalmente para mulheres – Dani Junco

Fonte: Terra

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