81% dos consumidores da cidade de São Paulo pretendem adquirir um carro usado pela internet

Carros & Cia

Especialista sugere dicas para quem deseja comprar um automóvel nesse formato 

Apesar dos últimos acontecimentos políticos e econômicos no país, o sonho de investir na aquisição de um automóvel ainda permanece na lista de desejos de grande parte dos brasileiros. Diante desse contexto, é possível identificar os usados como sendo a preferência dos consumidores. Inclusive, um levantamento realizado no início do mês com usuários da cidade de São Paulo pela plataforma de comércio eletrônico OLX, observou que 81% deles têm a intenção de comprar um carro neste formato pela internet. 

De acordo com Daniel Abbud, CEO e sócio-fundador da Dryve, fintech com foco no financiamento digital de automóveis, por mais que esse momento seja benéfico para o mercado, também é hora do consumidor ter cautela. “O aquecimento do segmento dos usados no ambiente virtual pode abrir margem para casos como os de golpes, por exemplo”, diz o executivo. Pensando em auxiliar quem quer seguir esse tipo de compra sem ter dores de cabeça, o profissional separou algumas dicas. Confira abaixo: 

  1. Defina o seu objetivo 

O primeiro passo para ter sucesso na compra de qualquer tipo de veículo é ter em mente o seu objetivo final. Ou seja, definir o modelo de interesse. “Nesta etapa, uma ótima sugestão é refletir sobre as reais necessidades que o motivam a realizar essa aquisição. Outro ponto importante é pensar no seu perfil como motorista. Para uma pessoa solteira, por exemplo, um tipo compacto e econômico pode ser uma alternativa. Já para uma família com filhos pequenos, o modelo deve ser mais espaçoso e com mais acessórios de segurança”, explica Abbud. Por fim, também é interessante pensar sobre o orçamento disponível e avaliar questões como preço do seguro, IPVA, facilidade de encontrar peças, manutenção e consumo do combustível. 

  1. Pesquise pelo RENAVAM ou placa do veículo

Após a definição e escolha do carro, um caminho fundamental para evitar golpes na internet é pesquisar. “Os dados do RENAVAM ou placa não podem ser alterados e, portanto, o interessado pode encontrar todas as informações e histórico do veículo. Para isso, existem serviços de consulta de histórico veicular que com a placa do automóvel é possível checar questões como passagens por leilão, recalls, débitos veiculares e afins”, pontua o CEO.  

  1. Consulte a Tabela FIPE 

A Tabela FIPE é a responsável por reunir os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no mercado nacional, o que pode ajudar a definir um parâmetro para as negociações. “Se o carro estiver à venda por um valor muito abaixo do padrão, é motivo para se desconfiar da venda”, reforça o executivo. 

  1. Continue explorando o digital 

A tecnologia é capaz de otimizar diversos âmbitos sociais e no setor automotivo não é diferente. Atualmente, no financiamento de automóveis, por exemplo, existem plataformas online que desburocratizam a análise de crédito e ampliam as chances de aprovação. “A Dryve é uma dessas empresas que nasceram com o intuito de facilitar a vida do consumidor. Na prática, oferecemos uma experiência multibanco na qual o cliente tem acesso a mais de dez parcerias financeiras, o que aumenta em até três vezes as possibilidades de aprovação do financiamento, além de cuidar da documentação e formalização do contrato. Por isso, uma última dica é continuar a explorar as oportunidades que o ambiente digital pode oferecer na compra de um carro”, comenta Abbud. 

A plataforma ainda conta com uma rede exclusiva de mais de 10 mil agentes autorizados em todo o território nacional que presta suporte ao cliente em todas as etapas de análise de crédito. No entanto, recentemente os clientes também podem conduzir todo o processo pelo aplicativo da marca. O produto já pode ser baixado em serviços de distribuição digital, como a Play Store e App Store.  

Sobre a Dryve      

A startup Dryve é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final. São mais de 10 mil agentes autorizados que prestam suporte aos clientes na  análise de crédito, formalização e pagamento de financiamentos. O potencial tecnológico de uma sofisticada combinação de algoritmos proporciona velocidade e precisão nas propostas de financiamento ao cliente, sugerindo a instituição financeira que mais se adequa ao momento econômico do comprador. Saiba mais aqui

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