SHEIN utiliza tecnologia de impressão digital para apoiar a produção em pequena escala e reduzir o uso de água

Bem estar e Saúde

A SHEIN, varejista global de produtos de moda, beleza e estilo de vida, está avançando na adoção de impressão digital por transferência térmica, com o objetivo de acelerar a eficiência de impressão e reduzir o impacto ambiental da produção têxtil em sua cadeia de fornecimento. A SHEIN alcançou um novo marco em seu plano estratégico de vários anos para a transição de uma quantidade significativa dos seus produtos impressos em serigrafia tradicional para métodos de impressão com menor uso de água.

Desde o início desta iniciativa, em dezembro de 2018, a SHEIN já converteu mais de 50% de suas impressões de origem direta (técnica de estamparia que utiliza uma impressora de tecido para imprimir o design diretamente na peça) para o uso da impressão digital por transferência térmica. Esta técnica se vale do modelo de produção em pequenos lotes da SHEIN, ajudando a reduzir o desperdício de estoque e conservar os recursos desde o início.

Embora mais caros que a impressão tradicional, os métodos de impressão digital oferecem inúmeros benefícios, entre eles a redução do consumo de água e energia. A transferência térmica digital é uma tecnologia de impressão na qual as tintas são impressas em papel de transferência térmica antes de serem transferidas para o tecido para formar um padrão. Enquanto a impressão convencional utiliza 0,49 toneladas de água para produzir 100 metros de tecido, a tecnologia de impressão por transferência térmica digital da SHEIN é completamente seca, melhorando a eficiência operacional e reduzindo a quantidade de água de cada peça de vestuário.

Ao longo dos últimos quatro anos, a implementação deste modelo permitiu à SHEIN economizar 590.000 toneladas de água, o equivalente a aproximadamente 1,18 bilhões de garrafas de 500 ml de água. Em uma auditoria voluntária realizada pelo Bureau Veritas (BV) – líder mundial em serviços de teste, inspeção e certificação – o relatório confirmou que a impressão digital por transferência térmica da SHEIN é um processo de impressão sem desperdício de água e que utiliza tintas com certificação eco Oeko-tex, livres de substâncias tóxicas.

Desde a sua fundação, o modelo ágil da cadeia de abastecimento da SHEIN permitiu à empresa manter-se no topo e produzir rapidamente pequenos pedidos sob demanda. A adoção desta nova tecnologia de impressão complementa o modelo de pequenos lotes da empresa, permitindo que mais desenhos e padrões têxteis sejam impressos de forma eficiente, tornando-a uma opção ideal para produzir uma variedade de itens antes de decidir se aumenta ou cessa a produção com base no feedback do mercado.

A impressão digital têxtil também reduz o desperdício de tecido, melhorando a qualidade de impressão. A tecnologia pode detectar quaisquer falhas ou imperfeições criadas a partir de desenhos complexos ou criação de padrões, e removê-los antes de transferir os padrões para o tecido. A qualidade da estamparia é melhorada, resultando em uma porcentagem maior de roupas acabadas de alta qualidade, reduzindo, por sua vez, o excesso de produção e o desperdício de recursos na fonte.

“Com nossos investimentos para ampliar a adoção da tecnologia de impressão por transferência digital para mais de 50% de nossa cadeia de fornecimento, a SHEIN cria valor para toda a sua cadeia, de ponta a ponta. Permitimos que nossos fornecedores otimizem suas práticas de fabricação e ao mesmo tempo reduzam o risco de produção excessiva e impacto ambiental, enquanto oferecem produtos de qualidade e variedade a nossos clientes”. A impressão digital têxtil está se firmando como uma tecnologia eficiente e sustentável que continuará a apoiar nossas metas de redução de impacto de escopo 3 à medida que expandimos ainda mais seu uso dentro de nossa cadeia de fornecimento nos próximos anos” diz Adam Whinston, Chefe Global de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) da SHEIN.

Como parte dos seus esforços para melhorar a produção têxtil, no início deste ano a SHEIN divulgou seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de 2021 e Planos de Redução de Emissão de Carbono até 2030, um compromisso que faz parte de seu Programa de Empoderamento da Comunidade de Fornecedores. Esse programa visa desenvolver os fornecedores parceiros e suas comunidades em diferentes fases do negócio, ou seja, é o estabelecimento do programa SHEIN Spotlight que busca capacitar e apoiar financeiramente as famílias que fazem parte das comunidades de fornecedores da SHEIN.

Fonte: Guia Jeans Wear

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *