Para manter o faturamento de R$ 15 mil ao mês, empreendedora tem estratégias que ajudam no planejamento e desempenho.
O Brasil tem hoje mais de 25 milhões de empreendedores solo. De acordo como consultor de negócios Nelson Rosamilha, esses empreendedores são a mola que move o país.
O consultor afirma que eles precisam entender de imposto, de finanças, de cliente e conhecer todas as áreas de um negócio, desde marketing até a venda.
E que, por isso, o grande desafio desses empreendedores é o acúmulo de aprendizados.
É o caso da Emilly Naranjo, que tem um negócio de cadernos e agendas. Ela trabalha com a chamada papelaria criativa. Faz os desenhos e personaliza as peças que encaminha para a gráfica.
E no meio das atividades da empresa, ainda precisa dar conta das tarefas de casa. O empreendedor solo costuma fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, mas a organização das tarefas pode facilitar a vida.
Emilly também enfrenta os altos e baixos da sazonalidade nas vendas. O faturamento médio mensal é de R$ 15 mil. No final do ano, cresce 40%.
Mas, logo depois das festas, no começo do ano, cai outros 40%. A dica do consultor é fazer um planejamento anual do fluxo de caixa.
Emilly tem mais uma estratégia que ajuda: receber antes de pagar fornecedores. A empresária vende pelo site próprio e também nas redes sociais. Para engajar as clientes, ela posta o dia inteiro vídeos dos produtos e da sua rotina de trabalho.
Assista à reportagem completa no vídeo acima.
Uma tipo
Telefone: (11) 96458-9050 (WhatsApp)
E-mail: oi@umatipo.com.br
Site: www.umatipo.com.br
Instagram: www.instagram.com/umatipo
Consultor Nelson Rosamilha – Trevisan Escola de Negócios
Telefone: (11) 3138-5200
Site: https://www.trevisan.edu.br/
E-mail: contato@trevisan.edu.br
Facebook: https://web.facebook.com/TrevisanBrasil/
Linkedin: https://www.linkedin.com/school/trevisan-escola-superior-de-neg-cios-s-o-paulo/
Fonte: G1