Vicunha traz novas narrativas e o efeito pós dopamina como inspirações para o Verão 2024
Os últimos anos nos marcaram bastante. Uma velocidade de informações, acontecimentos e mudanças nos fizeram parar e refletir sobre o real sentido da vida. E nessa busca inconstante e louca, estamos a todo momento tentando nos reinventar, buscando novos propósitos, estilos e maneiras de se conectar conosco e com nosso entorno.
Dentro desse contexto, esse novo pensar – o (RE) Inventar é o tema do próximo Verão 2024 da Vicunha.
“A proposta da Vicunha esse ano é (RE)Inventar em todos os sentidos, incentivando novas formas de fazer, produzir, vestir, consumir e ressignificar a moda”, comenta Lorena Botti, Coolhunter da Vicunha que traz para a temporada duas macro-tendências que se desdobram em outros temas.
Em Novas Narrativas, o vintage ganha destaque e passeia entre os anos 50 até 2000 numa viagem interessante que mescla diferentes referências históricas em releituras modernas.
O tema Quiet Luxury traz os anos 90 com foco em roupas atemporais que ganham qualidade em looks básicos com corte e caimento perfeitos e uma pegada minimalista.
“Este conceito está em alta, principalmente na Europa, onde proliferam os looks da regatinha branca com belos pares de jeans premium e diferentes lavagens, mas sempre com um azul muito profundo”, conta Lorena.
Smart City apostano design e na desconstrução em um conceito premium em shapes clássicos, azuis diferenciados e uma profusão de bolsos utilitários. As saias longas também entram aqui com inspiração nos anos 2000.
80´s Glam traz o denim glamour com muito brilho, pedrarias, foils no dourado, prata e colors, onde o luxo e o cuidado com a aviamentação nunca é demais.
Em lavanderia são trabalhados os efeitos marmorizados e sky bleach. O jeans surge ainda num azul vivo onde os detalhes e acessórios fazem toda a diferença.
As silhuetas justas são vistas em vestidos, jaquetinhas croppeds e pantalonas retas e alongadas tanto em tecidos rígidos quanto com elastano de conforto.
O conceito New Power Dressing revela ternos estruturados, com ombros marcados, silhuetas oversizeds e referências à década de 80, com novos recortes e cores em sarjas e aspecto cetim.
Já New Lady é um tema super feminino, com cinturas marcadas em vestidos rodados, com plissados, babados, além da flare com cintura alta e camadas nas pernas. Para complementar, os tops passeiam entre casaquetos e corsets. Aqui as linhas coloridas se destacam no raw denim.
Nostalgic Parties fala diretamente com a geração Z que ama as referências vindas dos anos 2000 onde entram foils metalizados e coloridos e muita cintura baixa. Aqui a nostalgia das festas antigas traz extravagância e exageros e também diferentes inspirações como o movimento kidcore, onde as cores representam a infância.
“O jovem de hoje, especialmente a geração Z, consegue acessar ideias, fotos e referências dos anos 2000 graças à digitalização e aos bancos de imagem que as gerações da época criaram”, explica Lorena.
Há ainda um novo olhar para a moda masculina, redefinindo padrões de masculinidade e trazendo novos cortes e tons.
Destaque para as calças amplas, trabalhos de superfície, os bordados, malha denim com foil, lantejoulas e efeitos destroyers, termocolantes, em uma miscelânea de inspirações.
Ainda nesse tema surgem os estilos techno boy e techno girl com inspiração na música e visuais mais agressivos e streetwear, trabalhos à laser, lavagens marcadas e contrastantes.
Preppy é um tema vindo do estilo college da Inglaterra com uma alfaiataria jovem em peças clássicas ou desconstruídas. Aqui temos jaquetas bombers, college, calças retas, saias plissadas, longas ou mídi, casaquetos matelassados e shortinhos de cintura alta.
O denim pode vir mais claro com efeitos como sal e pimenta ou tonalidades em verde, azul e branco. Destaque ainda para as joggers, bermudas slims, cintura alta e clochard, coletes, jaquetas alongadas e o estilo upcycling color.
Romance reinventa a moda Vitoriana e aposta nos corsets, vestidos com mangas bufantes, saia godê e laços. O decorativismo pode ser trabalhado no laser, além de bordados e estamparia com inspiração na decoração, o jeans raw, looks all denim, trabalhos de superfície.
Authentic segue com o denim original no estilo country ou folk com efeito dirty e estilo vintage. Muitas marcas vêm realizando lindas collabs neste estilo.
A segunda macro-tendência é a Pós Dopamina, uma atualização do estilo que surgiu após a pandemia. As cores continuam, porém mais suaves e lavadas onde entram rosas, azuis e verdes. Os tons fortes vão continuar nos detalhes.
Destaque para o verde pepino que surge na alfaiataria e denim colour e as cores frutadas que colocam mais uma vez o bem estar em foco com nuances de melão, melancia e o pêssego, a cor Pantone de 2024.
Dentro desse tema surge o Punk Idílico, divertido e encantado com uma paleta clarinha.
Os looks mesclam tecidos leves e o denim, além do tweed, utilitário e jeans molinhos.
Camadas e babados no estilo sereia chamam atenção juntamente com brilhos, bordados e strass onde os trabalhos de texturas são muito importantes. Aqui entram a flare, saia tulipa e lavagens claras com florais esmaecidos ou overdye com navalhados.
Solar Punk busca inspiração na praia em tecidos naturais como white denim ou cores adocicadas e efeitos tie dye com destaque para os rosas, azuis, amarelos e laranjas. A natureza ganha força nas estampas. Há ainda rasgos e puídos e efeitos de ondas no trabalho à laser.
Já o tema Need For Speede remete às corridas de moto e de carro com macacões, jaquetas, calças e shorts que podem vir com detalhes em couro seguindo o upcycling.
Seja qual for seu consumidor, invista no seu (RE) Inventar, contando a sua história, a sua verdade e os seus anseios na busca por um mundo mais criativo, justo e sustentável.
Fonte: Vanessa de Castro





