LOJA ONLINE DE TECNOLOGIA: DICAS PARA CRIAÇÃO, IMPORTAÇÃO E ESCALA DE VENDAS

Empreendedorismo

Está pensando em abrir um negócio, aproveitando o oceano de oportunidades da internet? Então, que tal montar uma loja online de tecnologia? Sem dúvidas, essa é uma das suas melhores opções.

De acordo com a Admitted Affiliate, plataforma de mercado de afiliados, o número de compras de produtos eletrônicos pela internet em todo o mundo cresceu 34% no primeiro semestre de 2021.

Os brasileiros, por sua vez, aumentaram seus gastos com eletrônicos de forma online em 455%, sendo a quantidade de pedidos 319% maior do que no ano de 2020.

Assim como em demais segmentos, uma expansão tão expressiva aconteceu por causa da mudança de comportamento dos consumidores provocada pela pandemia da Covid-19.

Desde então, os receios, as objeções e os preconceitos para comprar online desapareceram, uma vez que esse era o único meio de adquirir produtos ou serviços disponíveis no momento.

Além disso, muitos precisaram comprar novos computadores para desempenhar suas funções no home office, além de periféricos para participar de reuniões ou fazer lives, por exemplo.

O ponto é: o mercado de tecnologia está em constante ascensão. Por isso, vale a pena você desenvolver um ecommerce voltado essencialmente para soluções do tipo.

Logo abaixo, vamos te explicar como funciona o processo de abertura de uma loja online de tecnologia, dando cinco dicas sobre criação, importação e escala de vendas. Confira!

1. Escolha um nicho pouco explorado

Nessa primeira dica, adiantamos que abrir uma loja online de tecnologia não é nenhum bicho de sete cabeças como aparenta ser. Na verdade, é relativamente simples, desde que você seja estratégico.

Aliás, é nesse ponto que vamos começar, estratégia. O mercado tecnológico é muito abrangente. Desse modo, é possível montar uma loja online de tecnologia de diferentes formas.

Há nichos dentro do segmento de tecnologia em que você precisa enfrentar diversos concorrentes qualificados para se destacar, o que pode comprometer o desenvolvimento do negócio, pois não é nada fácil superá-los sendo iniciante.

Por outro lado, existem nichos que ainda são pouco explorados no mercado, de modo que praticamente não há concorrência para lidar, facilitando – e muito – o caminho de quem está começando.

Você pode, por exemplo, comercializar smartphones importados e seminovos para facilitar o acesso de brasileiros aos produtos estrangeiros, assim como oferecer uma boa relação custo-benefício.

Além disso, promover componentes elétricos e eletrônicos é uma boa ideia. Com o crescimento de usuários de tecnologia, há mais demandas de manutenção. E várias indústrias e oficinas precisam de peças para o conserto de aparelhos.

Perceba que, em ambos os casos, você vai atender um público mais específico, livrando-se assim da necessidade de ter que enfrentar fortes concorrentes logo de cara.

Para isso, porém, você deve estudar o mercado de forma aprofundada, considerando quais são os prós e os contras de cada nicho e o quanto já foram explorados por outros empreendedores. Ou seja, precisa ser estratégico.

2. Faça um plano operacional

Definido o nicho de atuação, o seu próximo passo será elaborar um plano operacional para a loja online de tecnologia, isto é, qual será a dinâmica do funcionamento do negócio.

Trabalhar com o estoque ou na modalidade de dropshipping? Site próprio ou plataforma de e-commerce? Correios ou transportadora privada? E a precificação, como vai ser?

Você deve buscar essas e outras respostas considerando o público-alvo da loja online de tecnologia que está montando. Só assim vai encontrar o caminho mais efetivo. Para isso, reúna informações, como:

  • idade;
  • gênero;
  • localização;
  • problemas;
  • medos;
  • necessidades;
  • desejos.

Vale dizer que também é preciso passar confiança para os consumidores na parte operacional do e-commerce. Emita notas fiscais e ofereça garantia para eventuais defeitos de fabricação ou má qualidade de produtos, por exemplo.

3. Importe produtos

A matéria-prima para trabalhar no ramo de tecnologia não costuma ser nada barata. Sendo assim, depois que você atingir uma boa escala de vendas, o ideal é importar produtos para abrir sua loja online de tecnologia.

Fornecedores do exterior oferecem uma melhor relação custo-benefício, dando uma margem de lucro a mais para o negócio. Quem é empreendedor há mais tempo sabe: qualquer economia faz toda a diferença no começo.

4. Ofereça produtos complementares para agregar valor

Para se destacar entre os concorrentes da sua loja online de tecnologia, você deve ir além das expectativas dos consumidores.

Imagine, por exemplo, que você escolha o setor de ferramentas elétricas (furadeira, por exemplo) ou equipamentos eletrônicos (como robô aspirador). É possível ir além e oferecer um material complementar gratuito no qual serão abordadas formas de como evitar acidentes elétricos e eletrônicos ao manusear equipamentos e ferramentas.

Caso o cliente esteja comprando uma furadeira de bancada, um material complementar interessante para você oferecer é sobre como agir de forma preventiva para evitar choques.

Desse modo, além de adquirir seus produtos, os consumidores vão entender como usá-los corretamente, compreendendo erros invisíveis em um primeiro momento.

5. Posicione-se em mais de um canal de vendas

Embora montar uma loja online de tecnologia signifique abrir um site para comercializar produtos da área, é importante você usar outros canais de vendas em sua estratégia, como:

  • redes sociais;
  • marketplaces;
  • e-mail;
  • aplicativos de mensagens.

Somente unindo o que há de melhor nas principais plataformas digitais você pode tornar sua loja online de tecnologia em um negócio escalável e bem-sucedido.

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Conclusão

Por fim, com todas essas dicas para montar sua loja online de tecnologia, você pode começar o quanto antes a tirá-la do papel, desenvolvendo o negócio de sucesso com que você tanto sonha.

Como vimos, não é nenhum bicho de sete cabeças montá-la. Contanto que você seja estratégico, o caminho é relativamente simples. Ainda mais porque é um mercado em ascensão, com uma demanda enorme esperando ser atendida.

Então, vale a pena apostar nesse segmento. Sobretudo, colocando nossas dicas em prática para que você comece sua loja online de tecnologia com o pé direito, isto é, atraindo, engajando e convertendo diversos consumidores.

Fonte: Ecommerce Brasil

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