Conheça as tendências de Marketing que aumentarão vendas no Instagram em 2023

Empreendedorismo

Especialista de SEO em plataformas digitais fala sobre os melhores recursos para um crescimento orgânico na rede social

Com os investimentos em alta e a crise financeira pressionando cada vez mais a importância de um retorno imediato, as marcas estão no momento de acompanhar as metas móveis nas redes sociais e adaptar estratégias para engajar um público inquieto e emergir no topo.

O marketing de influenciadores no Instagram continua sendo uma das ferramentas mais poderosas à disposição. Porém, a maneira como os consumidores desejam experimentar o marketing de influência está mudando, o que não é incomum para uma época em que os comportamentos mudam rapidamente.

Dentre as vantagens da rede social para o empreendedor estão o poder de compra, opções avançadas de segmentação (através do algoritmo do feed) e rastreabilidade, por meio dos anúncios mostrados na rede social. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais e mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, o Instagram facilita o consumidor a encontrar produtos e a marca analisar as decisões de compra do público. Wagner Santos, analista de SEO na agência Realiza Mídia, explica como as tendências do Marketing em 2023 podem impulsionar as vendas na rede social.

Apesar do crescimento acelerado do aplicativo Tik Tok nos últimos dois anos, o Instagram continua como uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo e, segundo o especialista, novas funcionalidades devem ser desenvolvidas pela plataforma para atender as necessidades do seu público.

“Em 2023, a rede social deve explorar ainda mais o mundo do e-commerce, de maneira que os usuários consigam comprar mais dentro da rede social”, analisa.

Confira as 5 maiores tendências de marketing do Instagram em 2023:

1.Os adesivos de link do Instagram crescerão em popularidade

Os adesivos de link são os adesivos interativos mais recentes que é possível adicionar aos Stories para direcionar os seguidores a determinado link. Como a maioria dos adesivos do Instagram, os adesivos de link têm uma aparência relativamente consistente, um bloco retangular com um URL em um fundo branco.

2.Mais profissionais de marketing usarão visualizações de cartão do Twitter no Instagram

A rede social agora tornou mais fácil promover postagens do Instagram no Twitter, com visualizações de postagens através do URL da publicação.

3. Os Stories do Instagram podem ter mais duração em 2023

O Instagram está testando Stories de 60 segundos. Atualmente, os vídeos mais longos nos Stories são divididos em pedaços de 15 segundos.

4.Conteúdo (ainda) se destaca

Não é surpresa que o conteúdo ainda seja a coisa mais importante a considerar ao planejar sua estratégia de marketing do Instagram. Existem várias ferramentas de marketing de conteúdo que podem ajudar na produção de conteúdo. Nos últimos anos, a tendência de conteúdo não filtrado e “autêntico” de influenciadores e marcas cresceram na plataforma, e essa tendência continuará.

5.O Instagram Reels

O Reels foi lançado em agosto de 2020, como uma resposta do Instagram ao TikTok, e permite a criação e edição de conteúdo em vídeo curto de 15 segundos, o que é uma ótima opção para promover produtos e seguir tendências sem ter que mudar para outra plataforma e construir público novamente.

Segundo Wagner Santos, outra relação importante para trazer engajamento e, consequentemente, aumentar as vendas no Instagram é o sistema de SEO, que otimiza o conteúdo para classificar o perfil mais alto nos resultados de pesquisa:

“Com essa função de pesquisa expandida no Instagram, otimizar seu perfil e postagens para pesquisa no Insta é uma ótima maneira de aumentar seu alcance e obter uma vantagem sobre sua concorrência”, afirma.

O especialista também diz que sorteios e grupos de engajamento (que gera crescimento inorgânico) são técnicas de crescimento que caíram em desuso, mas antes eram consideradas uma ótima alternativa.

“O Instagram mudou muito desde a sua criação, e muitas das dicas e truques que antes funcionavam simplesmente não funcionam mais, como o sorteio. O Instagram está ciente de táticas como essas e pode limitar seu alcance orgânico, tornando quase impossível o crescimento de sua conta”

Algumas dicas para marcas e empreendedores crescerem utilizando diferentes recursos no Instagram:

  • Bobinas do Instagram

Você pode anunciar sua empresa e produtos usando esta ferramenta. Você pode adicionar música e outros efeitos divertidos aos seus rolos no Instagram para torná-los mais divertidos.

  • IGTV

IGTV é uma plataforma focada em vídeo. É possível publicar vídeos de perguntas e respostas sobre produtos, conteúdo de bastidores e outros conteúdos de mídia que interessem seu público-alvo na TV do Instagram para promover seus negócios.

  • Instagram ao vivo

O Instagram Live permite a colaboração, para que você possa promover seus produtos e empresas trabalhando com influenciadores, celebridades ou outras pessoas do Instagram.

Você pode organizar uma sessão de perguntas e respostas se quiser usar o Instagram ao vivo para anunciar sua marca. Seus seguidores podem fazer perguntas sobre seus produtos, objetivos da empresa e outros tópicos durante esta sessão.

  • Stories do Instagram

Os Stories podem ser usados de várias maneiras para promover sua empresa. Você pode publicar imagens ou vídeos de seus produtos gravados em vários ângulos. Além disso, você pode publicar imagens e vídeos de seus clientes usando seus produtos.

  • Recurso de checkout do Instagram

Outra inovação fascinante do Instagram, o checkout do Instagram, aumenta a facilidade de fazer compras no Instagram. Depois de decidir o item que deseja comprar, selecione Finalizar compra no Instagram. Com esta função, você pode inserir todos os seus dados de pagamento e concluir sua compra dentro do aplicativo.

Fonte: G1

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *