Japan House São Paulo promove experiência olfativa e atividades literárias em setembro

Cultura

Nesta segunda quinzena de setembro, a Japan House São Paulo oferece diversas atividades gratuitas, tanto presencialmente como no ambiente online. Para o período, estão previstas visitas mediadas às exposições em cartaz Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo e O que não se vê – Rhizomatiks, bem como uma oficina de sombras coloridas, Clube de Leitura e Ciclo de Mangá.

Para os amantes dos quadrinhos japoneses, a conversa desse mês do Ciclo de Mangá será sobre a relação entre o ser humano, a natureza e a tecnologia a partir da obra “EDEN: it’s an endless world”, do mangaká Hiroki Endou, lançado pela editora JBC. A história se passa em uma Terra pós-apocalíptica em que grande parte da população mundial foi dizimada por um vírus e agora os sobreviventes devem se adequar à nova realidade, enquanto compreendem qual será o papel do ser humano nesse futuro distópico. Para participar do encontro online realizado via plataforma Zoom no dia 17/9, às 17h, é preciso acessar o site da JHSP.

Durante as visitas mediadas, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre as exposições em cartaz. Nos dias 21, 28 e 30 de setembro, às 15h, acontecem as visitas pelos trabalhos interativos do coletivo japonês Rhizomatiks. A mostra inédita apresenta três grandes instalações do grupo, considerado um dos principais no Japão, que mesclam tecnologia e expressão humana por meio da arte.

Ainda com base nos trabalhos apresentados pelo Rhizomatiks, a Oficina de Sombras Coloridas convida o público a explorar elementos da física que não podem ser vistos a olho nu, mas que se tornam visíveis graças à ciência. A oficina será realizada em parceria com o Professor Mikiya Muramatsu, do Instituto de Física da USP, e sua equipe no dia 25/9, em dois horários: às 11h e às 14h.

Já nos dias 23, 28, 30 de setembro, sempre às 11h30, acontecem as visitas pela exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo, que destaca detalhes da história, confecção e evolução dos cordões de seda tradicionais ao longo dos séculos, apresentados pela empresa familiar Domyo, que há mais de dez gerações estuda e preserva esse patrimônio imaterial do Japão.

Integrando a programação do Festival Sem Barreiras – organizado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da Cidade de São Paulo – no dia 29/9, às 16h, acontece a atividade Uma Viagem Olfativa pelo Japão, com Takasago, que convida os visitantes a conhecerem as assinaturas olfativas da JHSP, criadas pela casa de fragrância japponesa Takasago. Durante o evento, os perfumistas Leonardo Lucheze e Tiago Motta vão contar um pouco sobre a arte da perfumaria e sobre as quatro assinaturas especiais da JHSP. Para participar é preciso retirar senha meia hora antes da atividade.

No mesmo dia, às 19h, acontece o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um sobre a obra “O Livro dos Insetos Humanos”, do mangaká japonês Osamu Tezuka, conhecido como “pai do mangá moderno”, publicado pela editora Darkside. Abordando temas como desigualdade entre gêneros, sexualidade, materialismo e a busca por sucesso a qualquer custo, o autor faz uma sátira ao comparar a sociedade humana a dos insetos, por meio da história da ambiciosa Toshiko Tomura, uma bela jovem que se reinventa a todo momento para assumir o protagonismo nas mais diversas áreas, conferindo a ela o título de gênia. Porém, nem a vida de luxo, fama e prestígio parecem satisfazer seus desejos — ou deter sua perversidade. O evento, transmitido gratuitamente pelo Zoom, será mediado pela Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e pelo editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo.

Serviço:
Japan House São Paulo: programação da 2ª quinzena de setembro de 2022
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.  
Entrada gratuita. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
As exposições contam com recursos de acessibilidade.

Ciclo de Mangá (online – Zoom)
EDEN: it’s an endless world, de Hiroki Endou (editora JBC)
Quando: 17 de setembro, às 17h
Duração: 90 min.
Participação:  Plataforma ZOOM (http://bit.ly/CicloManga)

Visitas Mediadas – Rhizomatiks (presencial)
Quando: 21, 28 e 30 de setembro, às 15h
Duração: 40 min.
Classificação indicativa: livre

Visitas mediadas – Kumihimo (presencial)
Quando: 23, 28, 30 de setembro, às 11h30
Duração: 40 min.
Classificação indicativa: livre

Oficina de Sombras Coloridas (presencial)
Quando: 25 de setembro, às 11h e 14h
Duração: 60 min.
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes de atividade

Uma Viagem Olfativa pelo Japão, com Takasago (presencial)
Com Leonardo Luchese, Regina Devecchi e Tiago Mattos
Quando: 29 de setembro, às 16h
Duração: 60 min.
Participação mediante retirada de senha na recepção uma hora antes da atividade

Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um (online)
O Livro dos Insetos Humanos, de Osamu Tezuka (editora Darkside)
Quando: 29 de setembro, às 19h
Duração: 90 min.
Participação mediante inscrição prévia pelo site.
Participantes do clube têm 20% de desconto no site da editora Darkside por meio do cupom INSETOS20, válido até 29/9.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.  

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo:
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp 
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp 
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *