Nutrição Funcional nas tireoidopatias: da base molecular à comida na mesa

Eventos

Esse é o tema da palestra que o Nutricionista Dr. Guilherme Schweitzer fará no dia 16 de setembro de 2022, das 9h50 às 1030, no 16o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que acontece de 15 a 17 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

Cresce os problemas com as disfunções da tireoide no Brasil, que podem trazer vários desequilíbrios à saúde, afinal, a tireoide é responsável por regular diversas funções do nosso organismo. Durante o XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional, o Nutricionista Dr. Guilherme Schweitzer falará sobre o tema.

A tireoide é uma glândula e responsável por sintetizar dois hormônios: a triodotironina (T3) e a tiroxina (T4). De acordo com o Dr. Guilherme, “o mal funcionamento dessa glândula é o que chamamos de disfunções na tireoide.   No entanto, o que temos visto nos últimos anos é que a ação dos hormônios tireoidianos nos tecidos periféricos também pode estar comprometida. Isso muda paradigmas sobre o tratamento da saúde tireoidiana, pois paramos de enxergar somente a glândula e enxergamos o organismo como um todo. Os desequilíbrios gerados são múltiplos, tendo em vista que os hormônios tireoidianos têm ação em todo o organismo. Estamos falando de constipação, fadiga e letargia, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, maior sensibilidade ao frio, etc”.

Causas das Disfunções Tireoidianas, o papel a Nutrição Funcional e alimentação saudável

Para o Dr. Guilherme, os fatores ambientais estão muito relacionados. A má alimentação, o sedentarismo, o estresse do dia a dia e a má higiene do sono tem participado de maneira importante. O ganho de peso progressivo que temos observado na população também é um fator prejudicial para a saúde tireoidiana. 

A nutrição funcional é um recurso muito valioso a partir do momento que pensamos que a tireoide demanda nutrientes para funcionar de forma ótima. Ela também demanda um contexto metabólico saudável, o que podemos alcançar por meio dos princípios da nutrição funcional. Com um pensamento bioquímico e fisiológico, o alimento é o veículo para os nutrientes que precisamos no cotidiano. É por meio deste veículo que conseguimos nutrir o corpo, bem como suas estruturas individuais. Aqui, incluímos a tireoide.

A importância de alguns nutrientes

De modo geral, uma alimentação saudável é favorável a saúde tireoidiana, mas alguns nutrientes ganham destaque. O selênio (presente nas castanhas do Brasil), o iodo (presente em algas, peixes e derivados lácteos), o zinco (presente em carnes, castanhas e sementes), o ferro (presente em carnes vermelhas, leguminosas e folhosos verdes-escuros) e a vitamina A e seus carotenoides precursores (presentes na gema do ovo, na batata-doce, na cenoura, abóbora, mamão e goiaba) e magnésio. Nutrientes como Vitamina D, Coenzima Q10, Inositol e Vitaminas do complexo B possuem ação relevante também.

Avaliação nutricional individualizada é o mais adequado

De maneira generalista, não há necessidade de exclusão de nenhum alimento quando o assunto é saúde tireoidiana. O que devemos estar atentos é com a individualidade biológica dos nossos pacientes. Um exemplo disso é o glúten. Se existe uma sensibilidade não celíaca ao glúten, sua remoção da dieta pode ser benéfica ao eixo tireoidiano. Se existe sensibilidade a proteína do leite, ou até mesmo um processo alérgico mais evidente, a remoção desses alimentos trará benefícios. Outro ponto que devemos nos atentar está relacionado aos exageros. Exageros no consumo de chás (especialmente o chá verde), suplementação não supervisionada em altas dosagens (especial atenção com extratos fitoterápicos e compostos bioativos) e o consumo regular de embutidos ricos em nitritos e nitratos devem estar no nosso radar.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição clínica de baixa produção de hormônios tireoidianos, de modo que estes tornam-se insuficientes para manter as ações fisiológicas da tireoide. Sintomas como fadiga e letargia, sensibilidade exacerbada ao frio, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, constipação e declínio cognitivo são alguns exemplos.

O hipertireoidismo é a situação oposta, em que a produção de hormônios tireoidianos está aumentada, exacerbando suas ações no organismo. Sintomas como taquicardia, tremores, picos de ansiedade, perda de peso progressiva, exoftalmia (projeção do globo ocular) e aumento em diurese são alguns exemplos.

O papel dos nutrientes no processo de ativação dos hormônios tireoidianos, a relevância do ambiente na função tireoidiana (sedentarismo, estresse, má higiene do sono, exposição a poluentes ambientais, etc.), correlação entre dieta e doença de Hashimoto, são aspectos relevantes”, finaliza o Nutricionista. 

Dr. Guilherme Schweitzer

É Nutricionista, possui Graduação-sanduíche em Nutrition and Nutraceutical Sciences (Guelph University, UofG – Canada), Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP Centro de Nutrição Funcional), Mestrado em Nutrição Humana (Universidade de Brasília, UnB), Docente em Pós-graduação pela VP Centro de Nutrição Funcional

O Nutricionista Dr. Guilherme Schweitzer

O Congresso Internacional de Nutrição Funcional é realizado pela VP – Centro de Nutrição Funcional, referência no ensino e pesquisa sobre o nutrição funcional.

Sobre a VP-Centro de Nutrição Funcional

Há 23 anos a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, CEO da VP, trouxe a Nutrição Funcional para o Brasil e deu início aos estudos e pesquisas científicas sobre o conceito. 

Neste período a VP temcontribuído com a construção da história da Nutrição Funcional no Brasil. Pioneira na disseminação dos seus conceitos e líder de mercado no segmento, a instituição tem como missão compartilhar com excelência o conhecimento da Nutrição Funcional nas esferas: ambiental, social, econômica e política, promovendo Vitalidade Positiva de forma ética e científica, com foco na sinergia entre a saúde humana, vitalidade do solo e sustentabilidade do planeta.

Em seus cursos de Pós-Graduação em Nutrição ClínicaNutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia Funcional e Nutrição Materno Infantil, assim como em seus cursos de extensãoe à distância, a instituição já formou mais de 18 mil alunos em todos os Estados dopaís e até mesmo no exterior. A VP vai além do patamar de ser só promotora de educação para fomentadora de projetos de qualidade de vida em vários segmentos de atuação profissional, pois hoje o Conceito de Nutrição Funcional se difunde desde os profissionais de saúde até o consumidor final.

Saiba mais em: www.vponline.com.br

Instagram: @vpnutricaofuncional

Serviço
XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional
Sala de Gastronomia Funcional
Palestra: Nutrição Funcional nas tireoidopatias: da base molecular à comida na mesa Palestrante: Dr. Guilherme Schweitzer
Data: 16/9/2022
Horário: 9h50 às10h30
Site do congresso:https://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/ 
Período: de 15 a 17 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca-SP
Endereço: Rua Frei Caneca – 569- 40 e 50 andar (Dentro do Shopping Frei Caneca)
Horários:Dias 15 e 16/9: das 8:15 às 19h10Dia 17/9: das 8h30 às 17h10
Horários para visitantes: das 11h às 15h, acesso gratuito apenas para visitação às áreas de exposições no 4º e 5º andar. Inscrições no link abaixo.
Inscrições para congressistas presenciais: esgotadas
Inscrições para congressista cadeira virtual: abertas no site.
Credenciamento de Imprensa e visitantes:https://www.vponline.com.br/loja/produtos/congresso/visitantes-e-imprensa/?id_produto=1130
Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *