Seleção Brasileira mostra força de exposição e conta com quase 20 patrocinadores

Esporte

Daqui cerca de 100 dias, no dia 24 de novembro, a Seleção Brasileira fará a sua estreia na Copa do Mundo diante da Sérvia, em uma quinta-feira, às 16h, pelo horário de Brasília. Com a marca valorizada, a CBF chega para o torneio com 19 patrocinadores, número superior ao das duas últimas edições do torneio.

Na Copa da Rússia, nove empresas investiam na Seleção, menos da metade da quantidade atual. No Mundial do Brasil, em 2014, quando o torneio contou com grande apelo popular, 14 companhias patrocinaram a CBF.

Entre as parceiras atuais da entidade, há empresas como Fiat, Guaraná Antarctica, Itaú, Mastercard, Nike e Vivo, conhecidas nacionalmente. Para Armênio Neto, que é especialista em negócios do esporte e intermediou acordos de patrocínios assinados pela CBF, o reconhecimento global da Seleção atrai o investimento de grandes empresas.

– Está subentendido entre a população que apenas companhias de primeiro nível patrocinam a Seleção Brasileira. É um dos times mais admirados do mundo, e empresta autoridade às marcas patrocinadoras. O investimento na seleção traz retornos midiáticos expressivos e proporciona reconhecimento global – explicou Neto.

As marcas buscam explorar a parceria com a Seleção além das quatro linhas. No contrato com a Semp TCL, por exemplo, o acordo inclui exploração de ativos da CBF, como símbolos, uniformes, mascote, além do desenvolvimento de produtos personalizados aos torcedores. Além disso, a companhia expõe sua logo no backdrop de entrevistas coletivas e em placas de publicidade durante os treinos.

– A Copa do Mundo é sempre um período de muita mídia e exposição. Os olhos do planeta estão nas seleções e o Brasil, devido à sua tradição vitoriosa no futebol, consegue atrair grandes parceiros. Com a proximidade do evento, o consumidor está mais engajado e as marcas sabem que este é o momento certo de se expor, se posicionar e alavancar suas vendas – afirmou Pedro Melo, executivo comercial do Atlético-MG e que atua na captação e gestão de patrocínios.

As receitas publicitárias são essenciais no orçamento da CBF. Em 2020, o balanço financeiro da entidade mostrou que os acordos publicitários rendiam R$ 365 milhões, valor equivalente a 51% do faturamento anual da confederação.

Na opinião do executivo Fábio Wolff, da Wolff Sports, agência de marketing esportivo especializada em captação de patrocínios, o aumento na quantidade de patrocinadores mostra que a CBF tem atingido bons resultados no mercado esportivo publicitário.

– Entre 2019 e 2021, o número de patrocinadores saltou de 12 para 19. Isso comprova que a CBF está alcançando resultados expressivos com a marca da Seleção Brasileira. Além do aumento na quantidade de parceiros, houve um crescimento no faturamento, que também é uma constatação de bons resultados comerciais. Conforme a Copa do Mundo foi se aproximando, o número de parceiros cresceu de forma significativa – explicou Wolff.

Segundo Bruno Maia, CEO da Feel The Match e autor do livro “Inovação é o Novo Marketing”, algumas companhias têm receio de patrocinar clubes tradicionais e ter que lidar com a rejeição de torcidas rivais, o que não acontece na Seleção.

– A Seleção Brasileira é uma solução para as marcas que desejam investir no mercado futebolístico e hesitam por medo da rejeição de outras torcidas. É um produto premium, com inúmeras oportunidades de ativações, exposição, e com grande alcance midiático – pontuou Maia.

Confira quais são os patrocinadores da seleção brasileira para a Copa do Mundo:

Nike: desde 1995

Guaraná Antarctica: desde 2001

Vivo: desde 2005

Itaú: desde 2008

Mastercard: desde 2012

Gol: desde 2013

Cimed: desde 2016

Três corações: desde 2017

Technogym: desde 2018

STATSports: desde 2018

Fiat: desde 2019

Semp TCL: desde 2019

Pague Menos: desde 2020

Bitci: desde 2021

Free Fire: desde 2021

Kwai: desde 2021

Kin Analytics: desde 2021

GLOBUS: desde 2021

Kavak: desde 2022

Fonte: Lance!

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