Museu da Língua Portuguesa tem visita com Pedro Mendes da Rocha, autor do projeto arquitetônico da instituição, na Jornada do Patrimônio

Cultura

Instituição também promove visita com educadores pelo prédio da Estação da Luz, apresentação musical da Batalha do Santa Cruz e oficina sobre identidade e espaços culturais, na edição 2022 do evento; todas as atividades são gratuitas

O Museu da Língua Portuguesa participa da Jornada do Patrimônio, que acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, com quatro atividades, todas elas gratuitas. Com o tema Tão Perto, Tão Longe, a edição 2022 do evento visa discutir as diferentes centralidades de São Paulo e debater os vínculos que os moradores da cidade estabelecem com seus patrimônios culturais materiais e imateriais.

Em uma das ações, o participante terá a oportunidade de realizar um passeio pela instituição e o prédio da Estação da Luz, sede do Museu, com o arquiteto Pedro Mendes da Rocha. É ele quem, ao lado de seu pai, Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), premiado com o Pritzker em 2006, assina o projeto arquitetônico do Museu da Língua Portuguesa.

Trata-se de uma oportunidade ímpar de conhecer vários detalhes da reconstrução do Museu com um de seus autores. O passeio inclui uma breve passagem pelo terraço da Estação da Luz, aberto para o público somente após a reabertura da instituição, em julho de 2021. Pedro promoverá duas visitas mediadas: no sábado, dia 20, às 11h, e no domingo, dia 21, às 15h. Para participar, é preciso fazer agendamento prévio pelo e-mail agendamento@museulp.org.br (há somente 20 vagas para cada horário) a partir de segunda-feira, dia 15 de agosto, às 9h.

Quem não conseguir realizar a visita mediada por Pedro Mendes da Rocha terá a chance de conhecer histórias curiosas sobre o prédio da Estação da Luz com os educadores do Museu da Língua Portuguesa que também vão promover duas visitas mediadas. No sábado, dia 20, às 15h, e no domingo, dia 21, às 11h. Para este tour não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer com 15 minutos antes do início, próximo à bilheteria do Pátio A, onde os grupos, de até 15 pessoas, serão formados.

Para os fãs de música, a dica é comparecer ao Saguão Central da Estação da Luz no sábado, dia 20, a partir das 13h. Nesta data, a Batalha do Santa Cruz, responsável pela disputa de rima mais antiga de São Paulo, vai soltar o verbo em cima de bases musicais do hip-hop. A apresentação é interativa, uma vez que os slammers, como são chamados os integrantes das batalhas, costumam pedir que o público sugira temas ou até mesmo se inspirar nas pessoas que prestigiam o evento.

No domingo, dia 21, a geógrafa e articuladora social do Museu da Língua Portuguesa Uma Sorrequia ministra a oficina Cidade, corpo-território e patrimônio cultural, às 14h, no Saguão B da instituição. Partindo de memórias individuais e coletivas e das marcas deixadas nos corpos a partir da vivência em espaços culturais em um território como a cidade de São Paulo, a atividade visa levantar questões como a constituição de nossas identidades nos contextos de apropriação dos patrimônios culturais centralizados ou periféricos.

A Jornada do Patrimônio é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural e é também uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico.

SERVIÇO
Visita mediada por Pedro Mendes da Rocha
Dia 20 (sábado), às 11h; e dia 21 (domingo), às 15h
No Museu da Língua Portuguesa
Grátis (Necessário agendamento pelo e-mail agendamento@museulp.org.br – somente 20 vagas em cada tour. Inscrição a partir de segunda, dia 15, às 9h)

Visita mediada pelos educadores do Museu
Dia 20 (sábado), às 15h; e dia 21 (domingo), às 11h
No Museu da Língua Portuguesa
Grátis (sem necessidade de agendamento prévio – basta comparecer com 15 minutos antes do início, próximo à bilheteria do Pátio A, onde os grupos, de até 15 pessoas, serão formados)

Batalha do Santa Cruz
Dia 20 (sábado), às 13h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis

Oficina Cidade, corpo-território e patrimônio cultural
Dia 21 (domingo), às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis (sem necessidade de agendamento prévio)

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Ingressos na bilheteria ou pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203 
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *