CNH brasileira será válida em Portugal; saiba como irá funcionar

Carros & Cia

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Brasil passará a ser válida para cidadãos brasileiros que moram e dirigem veículos em Portugal. A decisão foi anunciada pelo presidente do país europeu, Marcelo Rebelo de Sousa, na última quarta-feira (6).

A medida também inclui os motoristas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e outros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que ainda não desfrutavam do benefício, segundo informou o jornal português Expresso. Veja mais!publicidade

nova CNH
(Foto: Pixabay.com)

Países beneficiados além do Brasil

Entre os países beneficiados com a facilitação estão, além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – todos de Língua Portuguesa – e também os motoristas com carteiras emitidas por Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

Os motoristas podem usar o documento emitido no país de origem até o fim da validade. Depois disso, precisarão fazer a mudança para a carteira emitida em Portugal.

Antes da decisão, apenas os cidadãos de União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Liechtenstein podiam viver em Portugal e dirigir com o documento emitido no país de origem.

Foto: Unsplash.com
(Foto: Javier Quiroga/Unsplash.com)

Nova CNH foi pensada para uso no exterior

Nova CNH entra em vigor a partir de amanhã, veja o que muda no documento
CNH ficou mais segura a partir das alterações (Foto: Contran)

As recentes mudanças realizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na carteira de motorista brasileira foram pensadas para dificultar as falsificações, além de deixar o documento mais alinhado ao padrão internacional, facilitando o seu uso por motoristas brasileiros no exterior.

A nova CNH traz uma tabela com imagens de veículos, que indica os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir. No verso, o documento tem inscrições em português, inglês e espanhol, o que facilita a identificação do condutor em outros países. 

O código internacional similar ao utilizado em passaportes também faz parte do novo modelo. Chamada de Machine Readable Zone (MRZ) – ou Zona Legível por Máquina – a opção permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.publicidade

Para condutores que possuem a CNH definitiva, o documento mostra agora a letra “D”. Já para os permissionários, a letra é a “P”. A naturalidade e a nacionalidade do motorista, informações que não eram contempladas no modelo anterior, agora estão presentes.

Fonte: Garagem360

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *