O consultor especializado em jeanswear, Guilherme Gaspar, apresentou no último dia 28 de junho as principais tendências e temas para o segmento com foco no Inverno 2023. O evento foi promovido pela AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana juntamente com o Instituto Rio Moda.
“Quem gosta de jeans tem espírito jovem, ele não envelhece, só melhora e evolui”, afirma Guilherme, que destacou quatro temas para a próxima estação. São eles:
ARTE
Em tempos difíceis, a arte é muito importante. E na moda não é diferente. O jeans como obra de arte traz uma memória, emociona e investe num trabalho autoral, único e exclusivo. É possível trabalhar com novas experimentações em lavanderia, que possam chamar atenção no ponto de venda. Segundo Guilherme não será um produto “Bate-Caixa”, mas a “cereja do bolo” para impactar o consumidor.
Pense em Dolce & Gabanna e todos os seus bordados, Simon Miller com aplicações de pedras, além de metalizados e peças customizadas em loja, como na Levi’s®, onde o cliente pode ser o autor da própria arte.
O feito à mão é valorizado em peças com técnicas tie dye ou dip dye, além de pinceladas de tinta e respingos (Urban Outfiters e Top Shop).
ELEGÂNCIA
Aqui menos é mais onde entra o bom e velho índigo para o cliente conservador e que ama uma peça atemporal e de qualidade. A valorização dos tecidos nobres é muito importante para produtos sofisticados, elegantes e chiques.
Versace, por exemplo, traz o jeans da alta costura com modelagens inovadoras e lavagem clean. Louis Vuitton investe no denim bruto em construções arquitetônicas.
Destaque ainda para as marcas N21 e 7 For All Makind com o jeans no estilo alfaiataria em novos formatos, Nudie Jeans com detalhes, Denim Boutique com peças personalizadas e a Yes! Iam Jeans que valoriza o clássico com modelagens para todos os corpos.
SUSTENTABILIDADE
Essencial em qualquer marca, a sustentabilidade entra na matéria-prima, lavanderia, processos e reciclagem. Marine Serre é uma grande referência no assunto onde entram o trabalho do patchwork à partir de resíduos de jeans.
A Diesel e a Levi’s® oferecem linhas específicas com menor impacto ao meio ambiente, como o tingimento orgânico e natural.
OTIMISMO
Em meio à crises é importante manter o bom humor e o otimismo e a moda pode colaborar para isso através de roupas que contam histórias, trazem memórias e divertem através de suas versões festivas. A Gucci investe em pedrarias e novas modelagens. Há ainda elementos divertidos e alegres. Greg Lauren trabalha o mix de patchs e tecidos, aplicações. Fique de olho na lavanderia artesanal e estampas alegres como o smile, além dos sobretintos no denim.
Já a Reversa, marca feminina do grupo Reserva, traz o estilo divertido, irreverente e alto astral também em suas campanhas.
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Fonte: Vanessa de Castro