Viajantes vacinados não precisam fazer teste de Covid-19 para entrar no Brasil

Turismo

A partir de agora, viajantes brasileiros e estrangeiros com vacinação completa contra a Covid-19 não precisam mais apresentar teste negativo para entrar no Brasil. A nova regra, publicada pelo governo federal no Diário Oficial da União na noite da última sexta-feira (01.04), já começou a valer no território nacional tanto para quem chega ao país por via aérea como terrestre e aquática.

Agora, quem está com a carteira de vacinação completa, ou seja, com duas doses ou dose única, basta apresentar o comprovante de imunização. Se o deslocamento for por avião, o comprovante deve ser apresentado antes do embarque à companhia aérea; se por transporte aquaviário ao operador ou responsável pela embarcação e, se o deslocamento for por via rodoviária ou ferroviária, o documento deve ser exibido nos pontos de controle terrestre.

Para isso, a segunda dose ou dose única deve ter sido aplicada nos últimos 14 dias anteriores ao embarque. O comprovante de vacinação pode ser apresentado em formato eletrônico, como no aplicativo ConecteSUS para os brasileiros, ou impresso.

A portaria também põe fim à quarentena obrigatória para os não vacinados. Nestes casos, o teste negativo de antígeno ou laboratorial RT-PCR segue obrigatório e deve ser realizado um dia antes do momento do embarque. Outra alteração é a dispensa do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante para os já imunizados.

Brasil Travel News

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *