Entenda o que é empreendedorismo digital e confira exemplos

Empreendedorismo

O jeito de fazer negócios muda de tempos em tempos e, com a popularização da internet, não foi diferente. O empreendedorismo digital é uma forma de empreender que utiliza meios virtuais, como a internet, para comercializar serviços ou produtos, sem a necessidade de depender de espaços físicos.

Existem várias formas de fazer isso atualmente, as mais conhecidas são os marketplaces, e-commerces, aplicativos, softwares, cursos online e conteúdos patrocinados em sites e perfis das redes sociais. Aqui, se enquadram também as fintechs de serviços financeiros, como o próprio Nubank.

“As fintechs, por exemplo, alteram essencialmente os modelos de negócios bancários por meio de relacionamento com clientes com base digital, sem agências”, explica Edson Barbero, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), ao G1.

Com as mudanças que ocorreram por conta da pandemia, a maioria dos empreendimentos tiveram que se adaptar ao meio digital também. Entre os destaques, há vários exemplos de varejos com lojas físicas que criaram um comércio virtual para continuar atendendo a demanda dos clientes.

Características dos empreendimentos digitais

Uma das principais características dos empreendimentos digitais é o baixo investimento inicial, se comparado a um negócio físico. Muitas vezes, o próprio empresário pode elaborar o seu produto/serviço e criar um site de maneira gratuita, bem como divulgá-lo em plataformas de afiliados.

Outra vantagem que esse modelo de negócio oferece é não ser necessário criar nenhum tipo de estrutura física para que a empresa digital funcione. Assim, é possível economizar dinheiro para investir em outras áreas do empreendimento.

Desafios dos empreendedores digitais

Apesar das facilidades, o ambiente virtual também apresenta diversos desafios. Muitas empresas perceberam que estar no online é essencial para se manter ativo no mercado. Por conta disso, a cada dia há um novo negócio sendo lançado, o que torna o meio digital cada vez mais competitivo e obriga o empreendedor a inovar para se destacar.

Outra diferença do físico para o digital é que no segundo, o consumidor tende a ser mais crítico. Por exemplo, antes de efetuar uma compra ou adquirir um serviço, o cliente procura referências, compara preços e analisa a concorrência para, posteriormente, fechar negócio.

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Imagem: Scott Graham / Unsplash.com

Fonte: Seu Crédito Digital

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