Infinitas possibilidades permeiam o multiverso da Vicunha

Bem estar e Saúde

O mundo realmente não é mais o mesmo comparado a poucos anos atrás. Com a revolução da internet, mídias sociais e toda a tecnologia que permeia a vida atual, estamos num caminho sem volta, com novas possibilidades e descobertas, porém, num momento em que buscar o bem-estar físico, emocional e a preservação do meio ambiente, tornaram-se itens essenciais para uma vida plena e feliz.

Seguindo toda a volatilidade que também permeia o universo da moda, a Vicunha trouxe as principais macrotendências e insights jeanswear dentro de seu V.1, evento de lançamento para o primeiro semestre, com o tema “Nosso Multiverso de Possibilidades” com a apresentação das coolhunters, Lola Botti e Barbara Santana.

O primeiro tema, Reset Action traz novas abordagens para as situações mais difíceis que a gente vem passando. Aqui, entram palavras como “antifragilidade” e “otimismo trágico” para reforçar a resiliência, o modo como encaramos os desafios, dar sentido a situações extremas, reagindo aos sentimentos negativos.

A questão da sustentabilidade agora é urgente e, consequentemente, a transparência da moda não pode ser deixada de lado. A Eco Ansiedade fala do comportamento que desperta essa preocupação com o ecológico, com pessoas mais conscientes e dispostas a agir. Aqui surgem produtos reciclados, reaproveitados ou retrabalhados, num cenário onde as marcas devem agir mais e prometer menos.

E o que esperar do futuro, em meio a tantas mudanças, crises e pandemias? Dentro dessa realidade complexa é hora de analisar e antecipar futuros cenários, aprendendo a lidar com as incertezas.

Além disso, cresce também o espírito aventureiro com um boom dos esportes outdoor, festas e eventos com um mix de estéticas onde entram o dark, sexy, grunge, punk e gótico inspirando as criações fashions. Aqui, as cores giram em torno do preto, vermelho e cáqui.

Com foco no jeanswear surgem subtemas como “Born to be Wild“, onde entram o estilo motocross com toques rebeldes, peças resistentes e shapes que passeiam entre as skinnies, wides e cargo. Tops e jaquetas vêm ajustados e os beneficiamentos trazem resinados, tons escuros e rasgos. Entre os detalhes, fique de olho nas ombreiras, como se fossem armaduras, em jaquetas, múltiplos bolsos e recortes.

Já em “Dark Romance” temos o gótico romântico, com minissaias, skinnies, cinturas mais altas e toques sensuais. Beneficiamentos como o acid wash, estampas a laser, recortes estratégicos com o cut out e aplicações de tachas e zíperes fazem toda a diferença.

Dystopian Future” fala de um futuro distópico construído por escolhas mais conscientes onde entram o upcycling, o reaproveitamento de tecidos e retalhos em novas reconstruções como jaquetas truckers diferenciadas, couro e black denim, mix de tecidos ou lavagens. Ainda dos anos 2000, as cinturas continuam baixas e surgem juntamente com tops. Já os vestidos podem vir no estilo corset. Destaque para os bolsos utilitários, ilhoses e amarrações.

A segunda macrotrend é Scrolling The Flow que traz as mudanças da sociedade em uma nova forma de sentir o tempo, com tudo mais rápido, excesso de informações, a transformação tecnológica, a velocidade com estímulos visuais e sonoros, com prazos cada vez mais curtos e a moda também com ciclos mais breves, que podem durar no máximo três anos ou até se destacam em uma única temporada, ou seja, em alguns meses.

Dentro desse processo, as celebridades, influencers e toda a rede digital (incluindo aí o queridinho do momento, o Tik Tok) influenciam escolhas, principalmente das gerações mais novas, que ao mesmo tempo estão mais nostálgicas buscando novas releituras de décadas passadas, como os anos 2000. Surgem também novas referências, como as chamadas “Bimbos”: mulheres empoderadas, fortes, decididas e que amam o pink, que são delicadas, mas não são frágeis ou menos inteligentes, estereótipos criados anteriormente por meninas que gostavam da cor rosa e eram mais românticas.

Nesse mix de inspirações surge a cultura da revenda de roupas e da estética futurística, com o mundo do metaverso e seus avatares, onde grifes famosas comercializam coleções digitais ao mesmo tempo que se preocupam com a sustentabilidade. As cores predominantes são o pink, azuis vibrantes, cáqui, preto e verde lima.

Entre as referências para o jeanswear surgem os subtemas “Doll World“, que fala exatamente dessa estética do mundo de boneca, do rosa, lado girlie, quebrando os tabus anteriores e incluindo a cor, inclusive no guarda-roupa e looks inteiros masculinos, com jaquetas bomber e também a mistura do pink e vermelho.

Para as meninas, surgem shapes como a cargo com cintura mais baixa e super relax, além de tops, babados, frufrus, microvestidos. Destaque para o blue denim, cores intensas e botões de plástico colorido com um ar lúdico.

O subtema “Bright Y2K” vem diretamente dos anos 2000 com peças e looks divertidos bem ao gosto da geração Z, com foco em peças curtas, microssaias, microtops, calças skaters com o underwear à mostra para os meninos, além de estampas, foil, texturas, aplicações e o vintage blue.

E o “Meta-Future” traz um pé no futuro e outro no passado, de olho no metaverso e na nostalgia dos anos 80 e 90 onde entram fits relax, cargos e tecidos diferenciados. Aqui entram desde o slim fit até shapes amplos, jaquetas oversized e lavagens como dirty e blacks resinados.

Saúde mental é a palavra de ordem da terceira macro: Life Restoration. Em uma sociedade cansada, sobrecarregada, sempre em alerta, com uma vida acelerada e o receio inerente de sempre estar perdendo tempo, há necessidade de uma válvula de escape. E uma das vantagens que a pandemia trouxe foi esse novo sentido de tempo e a noção de como essa loucura nos afeta, física e mentalmente. Por isso, o descanso, a revisão de carreiras e, carga horária em novos modelos de trabalho e produtividade, são colocados em primeiro lugar.

As pessoas estão aprendendo a importância de cuidar da saúde, das pessoas, do entorno, do meio ambiente e do seu guarda-roupa em atitudes mais sustentáveis, reaproveitando e consertando peças usadas. Cores sóbrias se sobressaem nessa tendência como terrosos, preto e malva.

Dentro desse contexto, surge o “Simple Beauty” que valoriza exatamente a beleza simples, sem esforço e uma moda casual onde o denim premium e original torna-se super importante pela sua atemporalidade. Destaque para a clássica calça reta, peça-chave para homens e mulheres, trench coat, jaquetas, calças bootcut e, macacões acinturados.

Em lavanderia, podem ser realizados efeitos como used, super stone, sal e pimenta, somente amaciados, além dos denims colors em tons neutros.

O segundo insight “Extreme Comfort” aposta no glamour para peças confortáveis em modelos oversizeds, com matelassados, moletom denim e tecidos com toque de pêssego. Aqui temos jaquetas puff cada vez mais volumosas no jeans e colors, camisas, jaquetas amplas e calças soltinhas.

Já o terceiro subtema traz o “Home Upcycling” com toques do hand made em reconstruções de peças básicas, patchworks, efeitos com matelassê, mistura de tons e tecidos.

Fonte: Vanessa de Castro 

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