Telemedicina e monitoramento remoto: tendências continuam mesmo após a pandemia

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Tecnologias impactam positivamente na qualidade do atendimento ao paciente e reduzem custos

 No Dia Mundial da Saúde, celebrado em abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma lista dos principais desafios que o setor deve enfrentar na próxima década. Entre eles, está o uso de novas tecnologias que tragam benefício a todos, pacientes, profissionais e comunidades. “Nos últimos anos tendências de tecnologia nasceram no setor de saúde graças à pandemia e ao distanciamento social, mas estão se consolidando mesmo em um contexto de livre circulação de pessoas”, indica Andrés Ávila, gerente de marketing para o setor de saúde da Zebra Technologies na América Latina. 

A supervisão remota do paciente e a telemedicina, por exemplo, têm transformado o setor, impactando positivamente na qualidade do atendimento ao paciente e reduzindo custos relacionados ao atendimento médico. Em estudo sobre o futuro da saúde, a Zebra Technologies indica que a demanda por serviços médicos é cada vez maior, mesmo com a o abrandamento da pandemia, e que os hospitais estão recorrendo à tecnologia e à automação para reduzir a carga do sistema.  

Confira como o setor de saúde está deixando suas operações mais inteligentes:  

Atendimento virtual como nova prioridade 

A ascensão da telemedicina durante a pandemia mostrou que o atendimento virtual, além de conveniente, pode ter qualidade. “Embora a maioria das pessoas pense na telemedicina em um contexto em que o paciente está em casa, nos próximos anos veremos ela ser usada também dentro do próprio hospital, contribuindo para o monitoramento e o tratamento até mesmo dos internados”, explica Ávila. Para ele, a telemedicina ficará cada vez mais completa, combinando comunicação, monitoramento de vídeo e até aplicativos de inteligência artificial. 

Uso corrente de dispositivos móveis na gestão hospitalar 

De acordo com dados da Zebra, 70% dos erros médicos podem ser atribuídos a falhas de comunicação. “Isso explica porque 9 em cada 10 tomadores de decisão em hospitais aumentarão os gastos com mobilidade clínica, ampliando o uso de dispositivos móveis com o objetivo de obter visibilidade em tempo real das informações, de verificar dados, de gerar comunicações mais claras e de aumentar a produtividade da força de trabalho”, explica o executivo. Smartphones clínicos de nível empresarial oferecem ferramentas de comunicação para equipes e sistemas de alertas móveis, além de recursos de gerenciamento remoto e focados na segurança e privacidade dos dados do paciente. 

Otimização de operações com rastreamento em tempo real 

Os hospitais têm adotado sistemas de monitoramento remoto como RFID (Radio Frequency Identification), Bluetooth Low Energy e computação móvel para rastrear automaticamente e em tempo real a localização geográfica de tudo – desde equipamentos, suprimentos e medicamentos até pacientes e funcionários. Com dispositivos móveis, a equipe médica pode revisar informações como histórico do paciente, medicamentos fornecidos e pedidos de exames. Eles ainda permitem a verificação de sinais vitais e o monitoramento do paciente mesmo longe do paciente. “Essas soluções podem aumentar a eficiência operacional da equipe em até 97%, ajudando os provedores de assistência médica a não apenas melhorar a utilização de ativos e times, mas também a rastrear e controlar e possíveis infecções ou doenças contagiosas”, explica Ávila. 

Proteção dos dados dos pacientes  

A digitalização dos serviços hospitalares desperta uma nova preocupação com a proteção e segurança dos dados dos pacientes, que podem ficar vulneráveis em equipamentos de uso pessoal como smartphones. “Isso explica a busca por equipamentos feitos especialmente para o uso no setor – 42% dos hospitais planejam implementar o uso de computadores móveis que criptografam dados”, conta o executivo. 

As aplicações tecnológicas podem agora ser consideradas, em termos de eficiência, segurança, privacidade e facilidade de uso, como a melhor forma de melhorar o atendimento médico e a qualidade do atendimento ao paciente.  

SOBRE A ZEBRA TECHNOLOGIES  

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) permite que as organizações prosperem na economia sob demanda, tornando todos os colaboradores e ativos da linha de frente visíveis, conectados e totalmente otimizados. Com um ecossistema de mais de 10.000 parceiros em mais de 100 países, a Zebra atende clientes de todos os tamanhos, sendo 94% da Fortune 100. Com um portfólio premiado de hardware, software e serviços que digitalizam e automatizam fluxos de trabalho. As cadeias de suprimentos são mais dinâmicas, clientes e pacientes são melhor atendidos e os trabalhadores ficam mais engajados quando usam as inovações da Zebra. Em 2021, a Zebra expandiu seu portfólio de automação industrial com a aquisição da Fetch Robotics e aumentou sua visão computacional e capacidades de software de inteligência com as aquisições da Adaptive Vision e da antuit.ai. A Zebra está em 25º lugar na lista da Newsweek dos Locais de Trabalho Mais Amados dos EUA e, pelo quinto ano consecutivo, foi incluída na lista da Forbes dos Melhores Empregadores dos Estados Unidos. Saiba mais em https://www.zebra.com ou inscreva-se para receber alertas de notícias. Siga o blog Your Edge da Zebra, LinkedInTwitter e Facebook e confira nosso hub de histórias: Zebra Perspectives.  

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