6 cursos gratuitos de capacitação e empreendedorismo para mulheres

Empreendedorismo

O Brasil é o sétimo país no mundo com o maior número de mulheres empreendedoras. É o que mostra os dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (40%) são mulheres. A preferência dos segmentos de atuação é nos segmentos de beleza, moda e alimentação, de acordo com o estudo.

Outra pesquisa do Sebrae, dessa vez em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que as mulheres inovam mais. De acordo com o levantamento, cerca de 71% das empreendedoras usam redes sociais, aplicativos e internet para vender seus produtos e serviços.

Para seguir inovando e empreendendo com sucesso, cursos de capacitação podem ajudar mulheres que querem começar um negócio.

Veja a seguir 6 aulas e workshops pensados para empreendedoras divulgados pelo portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios:

  1. Despertando a Empreendedora
  2. Projeto Qualifica Mulher
  3. Cresça com o Google para Mulheres Pretas
  4. Elas na Tech
  5. Her She
  6. Meninas Programadoras

Despertando a Empreendedora

Com 200 vagas disponíveis, o curso Despertando a Empreendedora tem foco no empoderamento econômico por meio do empreendedorismo feminino. Os módulos abrangem temáticas como autoconhecimento, ideação, público, mercado, oportunidades em momentos de crise, entre outros. Além disso, os negócios que forem considerados destaques do programa receberão R$ 1 mil e mentorias para aprimoramento. A iniciativa é do Empreende Aí com apoio do grupo CCR. As aulas são online e acontecerão entre 6 de abril e 8 de junho. As inscrições estão disponíveis até 21 de março neste link.

Projeto Qualifica Mulher

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres disponibilizou uma série de cursos online sobre empreendedorismo, educação financeira, marketing digital, beleza e artesanato para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A parceria com a Associação Aliança Empreendedora disponibiliza 10 mil vagas para cada estado do país. No caso de preenchimento total das vagas, terão prioridade mulheres com renda mensal de até um salário mínimo e meio. As inscrições estão abertas no site da Aliança Empreendedora.

Cresça com o Google para Mulheres Pretas

O treinamento Cresça com o Google para Mulheres Pretas está disponível online gratuitamente e pode ser assistido sob demanda, sem data de encerramento. O objetivo é ajudar mulheres pretas a enfrentarem os desafios que, historicamente, estão presentes na construção de suas carreiras e negócios. Disponível neste link.

Elas na Tech

Mulheres que querem trabalhar na área de tecnologia são o público do Elas na Tech, um programa de formação online em desenvolvimento web. Realizado pela JA Brasil em parceria com o Instituto CCR, o curso tem conteúdo técnico de programação e ajuda a desenvolver habilidades empreendedoras para se posicionar no mercado de trabalho. As aulas são online, com carga horária de 4 horas semanais, e acontecem de abril a agosto de 2022. Inscrições abertas até 31 de março neste link.

Her She

A Hershey’s, em parceria com a Plano Feminino, criou a Her She, uma série de workshops online para capacitar e desenvolver mulheres de diversas áreas de atuação. O objetivo é inspirá-las a realizar seus planos e sonhar com o futuro. O conteúdo traz temáticas como autoestima, construção de marca pessoal, oportunidade de negócios, criação de planos de ação, entre outros. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no site da Plano Feminino e não é necessário realizar inscrição.

Meninas Programadoras

O curso online oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP é uma introdução à programação voltada exclusivamente a estudantes do 3º ano do ensino médio que se identificam com o gênero feminino ou não binário. O intuito é fornecer a oportunidade de desenvolver habilidades de programação e de resolução de problemas, além de motivar a entrada na carreira de computação. As aulas acontecem de 9 de abril e 7 de maio. As inscrições seguem abertas até 26 de março neste link.

Fonte: Yahoo Finanças

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *