iOS 15.4 chega ainda em março com Face ID de máscara e mais novidades

Tecnologia

Versão 15.4 do iOS e do iPadOS fica disponível na terceira semana de março, com Face ID de máscara, melhorias no iCloud Keychain, controle universal no iPad e mais

Os donos de iPhone e iPad podem comemorar: o iOS 15.4 e o iPadOS 15.4 chegam na semana que vem, com várias melhorias e novidades para os aparelhos da Maçã. Em beta desde janeiro deste ano, essa é a maior atualização entre as versões de número 15 do sistema e inclui Face ID com máscaras, recursos de segurança, controle universal, apps em 120 Hz e mais.

iOS 15.4 permite usar Face ID com máscara

Destaque do iOS 15.4, o desbloqueio pelo Face ID com máscaras era um dos recursos mais pedidos pelos usuários de iPhone, desde o início da pandemia da COVID-19. Apesar de ser mais seguro manter o escaneamento da face inteira, a ideia é permitir que pessoas possam usar seus celulares e o Apple Pay enquanto se mantém protegidas de infecções.

Em vez de analisar o rosto completo do indivíduo, o Face ID com máscara foca os sensores nos olhos para fazer a autenticação. Ainda dá para registrar a face usando óculos de grau, mas o recurso não consegue identificar óculos escuros.

Por mais que seja uma novidade interessante, o Face ID com máscara só funciona em aparelhos a partir do iPhone 12. Isso significa que os donos de iPhone X, XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro e 11 Pro Max terão que continuar tirando as máscaras do rosto para desbloquear o celular.

Novas funções para o iCloud Keychain

Para aumentar a segurança dos usuários de iPhone e iPad, a atualização traz mais recursos ao iCloud Keychain — o gerenciador de senhas da Apple. Seguindo o 1Password, a nova versão do sistema permite incluir observações nas senhas registradas. Com isso, dá para incluir, por exemplo, os códigos de backup das autenticações em dois fatores.

iCloud Keychain também vai passar a permitir que usuários escondam alertas e recomendações de segurança para senhas fracas ou comprometidas. Essa função não elimina o problema, fazendo somente a mensagem sumir. Para ver o aviso de novo, basta acessar o menu de Recomendações de Segurança Ocultas.

No iOS 15.4, a Apple ainda quer melhorar a forma como o Safari guarda as senhas. Após atualizar o sistema, o navegador não vai mais deixar salvar senhas sem um nome de usuário vinculado. Ao tentar fazer isso, o aplicativo vai mostrar uma mensagem pedindo para incluir um login.

iPadOS 15.4 habilita Controle Universal

Entre as novidades exclusivas do iPadOS 15.4 está o Controle Universal, que chega para integrar os aparelhos da Maçã. Com o recurso, é possível usar apenas um cursor e um teclado para controlar iPads e Macs — com macOS Monterey 12.3 — conectados à mesma conta do iCloud.

A função será ativada por padrão no iPadOS 15.4, assim como no macOS Monterey‌ 12.3, e promete ser fácil de usar. Por exemplo, o usuário será capaz de usar um iPad ao lado de um MacBook como tela adicional, sem conectar cabos de vídeo.

Outras novidades da atualização

Por fim, o iOS 15.4 e o iPadOS 15.4 ainda consertam a exibição em 120 Hz nos aplicativos de terceiros em aparelhos compatíveis. Além disso, há 37 emojis inéditos, novas opções de ajuste e customização de widgets, suporte aos gatilhos adaptáveis do DualSense — controle do PS5 — e API para habilitar notificações em aplicativos web.

Quando chegam o iOS e o iPadOS 15.4?

Os downloads do iOS 15.4 e do iPadOS 15.4 começam a ser liberados no dia 18 de março em iPhones e iPads compatíveis. Nesse mesmo dia, a Apple também vai lançar o iPhone 13 na nova cor verde e o iPhone SE com 5G.

Com informações: MacRumors

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *