4 ONGs que estimulam o empreendedorismo para jovens

Empreendedorismo

Os jovens são os que mais têm dificuldades de conseguir uma fonte de renda no Brasil, seja por meio da obtenção de um emprego ou pelo empreendedorismo. De acordo com o estudo Empreendedorismo Jovem no Brasil, realizado pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, no segundo trimestre de 2021, apenas 6,8% dos empreendedores brasileiros eram jovens entre 18 e 24 anos, o que corresponde a aproximadamente 1,9 milhão de pessoas.

Além da baixa participação dos jovens no empreendedorismo, eles também são os que mais sofrem com a falta de emprego. Entre os brasileiros dessa faixa etária, o número de pessoas sem emprego, historicamente, é duas a três vezes superior à média do país.

No primeiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego entre os jovens da faixa etária de 14 a 17 anos chegou a 46,3%, o maior percentual registrado desde o início, em 2012, da PNAD Contínua. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, a taxa chegou a 31% e também foi mais alta do que a média nacional registrada no período (14,7%).

Diante desse cenário, algumas organizações não governamentais e sem fins lucrativos elaboram projetos e ações que buscam inserir o jovem no empreendedorismo, por meio de educação e capacitação.

Veja a seguir 4 ONGs que incentivam o lado empreendedor do jovem que busca melhores oportunidades:

  1. Junior Achievement
  2. Acreditar
  3. Foco Empreendedor
  4. Instituto Fazendo Acontecer

Junior Achievement

Fundada em 1919, há mais de 100 anos, a Junior Achievement é uma das primeiras organizações a trazer programas de empreendedorismo para jovens da América Latina. A JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos por meio de projetos de educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo.

No Brasil a organização atua há 36 anos e já capacitou mais de 5 milhões de alunos em todos os Estados do país, com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

No ano passado, a Junior Achievement figurou entre as 10 melhores ONGs do mundo de educação voltada para empreendedores. O ranking foi feito pela NGO Advisor, organização independente com sede em Genebra.

Acreditar

A organização Acreditar surgiu em meados de 2001 e desde então vem realizando um trabalho para que empreendedores locais gerem riqueza e permaneçam na região do nordeste. A ONG atua em 7 municípios do nordeste e Zona da Mata pernambucana e oferece, entre projetos para empreendedores de todas as idades e gênero, alguns voltados exclusivamente para os jovens como o Fundo Jovem Empreendedor, linha de ação criada com o objetivo de incentivar e fortalecer empreendimentos de jovens (18 a 32 anos) de baixa renda, através do microcrédito orientado e da educação financeira para desenvolverem iniciativas sustentáveis.

Foco Empreendedor

Criada em 2011, a Foco Empreendedor nasceu com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, desenvolvendo projetos vinculados junto a empresas públicas e privadas, através de iniciativas criativas e inovadoras. As áreas geográficas de atuação no país se concentram no Vale do Taquari e Rio Pardo.

Desde sua fundação, a Foco já impactou mais de 10.000 estudantes, professores e diretores através do seu trabalho com projetos como o Geração Click que impulsiona os jovens para o mercado de trabalho, levando conhecimento e reflexão sobre empreendedorismo.

Instituto Fazendo Acontecer

O Instituto Fazendo Acontecer começou a ser moldado em 2009 para atender jovens de comunidades menos assistidas do norte do país. Através de oficinas para crianças e adolescentes, o projeto busca o ensino sobre empreendedorismo para esse público, além de enfatizar a importância da sustentabilidade e a produção consciente. As atividades exigem o uso de materiais recicláveis e a criação de soluções inteligentes que permitam o desenvolvimento econômico, sem comprometer os recursos ambientais.

Com informações de Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *