Novo sistema de transferência eletrônica de veículos será lançado em março

Carros & Cia

Segundo o Ministério da Infraestrutura – SENATRAN, a partir de 24 de março a transferência eletrônica de veículos ficará mais fácil. Assim, com menos burocracia, por meio da plataforma gov.br, e podendo ser feita para os veículos saídos da concessionária, ou transferidos, a partir de 4 de janeiro de 2021.

Veja 5 dicas essenciais na hora de comprar carros seminovos ou usados
(Foto: Pixabay)

Transferência eletrônica de veículos terá assinatura digital na Carteira Digital de Trânsito

Um dos atrativos do novo sistema é que a assinatura digital estará disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT), dispensando o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

Na operação, o vendedor acessará o aplicativo da CDT, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente. O comprador receberá a notificação e repetirá o processo, e a autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal.

Caso a venda se dê em uma loja de veículos, para usar o sistema, ela deverá estar integrada ao RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque).

Para o presidente da FENAUTO, Enilson Sales, “o esforço desenvolvido pelo Governo Federal para digitalizar e simplificar o processo tem o nosso apoio, pois reverterá em benefícios para todos, com menos burocracia e, consequentemente menos gastos.”

assinatura digital estará disponível na Carteira Digital de Trânsito
(Foto: Pixabay)

Vistoria antecipada

Vale ressaltar que o Detran – DF recomenda ao vendedor do veículo faça uma vistoria de forma antecipada. Isso porque o procedimento tem validade de 90 dias. Assim, com a vistoria concluída, o usuário é direcionado para o preenchimento dos dados do comprador e as informações de venda do veículo.

Em seguida, é necessário autorizar a transferência de propriedade por meio de reconhecimento facial. Nesse momento, então, o sistema fará o reconhecimento da imagem capturada durante a transação e já com todos os  registrados na base do Detran, através de um cadastro biométrico.

Com informações da Fenauto, Ministério da Infraestrutura – SENATRAN, Detran – DF e Política Distrital

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *