Lojas 24h: desafios e oportunidades

Empreendedorismo

Uma tendência que vem crescendo muito ao redor do mundo com o passar dos anos são as lojas 24 horas. Mas, você sabe por que esse movimento vem acontecendo com tanta frequência?

A vida está se tornando cada vez mais dinâmica e corrida com o passar dos anos: jovens que estudam o dia todo e trabalham no outro período, pais que precisam cuidar dos filhos e manter a casa financeiramente, e por aí vai. Independentemente de como sua vida funciona, a sensação que temos é de que os dias estão ficando mais curtos do que precisamos. E o que isso tem a ver com as lojas que funcionam 24 horas por dia?

Como ficamos cada vez mais presos nos afazeres do dia a dia, o tempo que sobra para consumir geralmente não é o mesmo em que as lojas físicas estão abertas, e é nesse ponto que as lojas 24 horas entram como solução. 

Mas, como qualquer outro negócio, é preciso entender bem quais os desafios que precisam ser enfrentados para manter a loja funcionando sem parar.

DESAFIOS DE UMA LOJA 24 HORAS

A primeira coisa que precisamos levantar quando falamos de uma loja 24h é o custo de operação para mantê-la aberta em horários em que a taxa de venda é maior (em especial depois da meia-noite). Esse custo inclui os funcionários que precisam estar na loja, principalmente seguranças, já que durante a madrugada é mais provável que ocorram crimes no estabelecimento. 

Além disso, a localização também é um fator importante. Por exemplo, imagine que a loja se encontra em um bairro comercial, sem muitas residências por perto. Nessa loja, a taxa de compra durante a madrugada seria muito menor quando comparado com uma loja que estivesse localizada em um bairro residencial menor, visto que os moradores teriam mais facilidade para chegar até o estabelecimento. 

COMO MANTER UMA LOJA 24 HORAS?

Como vimos, os maiores problemas quando falamos nesse tipo de comércio são os custos de operação (que incluem funcionários em todos os turnos), a localização e a segurança da própria loja. Mas como resolver esse problema? É aí que entram as lojas autônomas.

  • O empresário não terá despesas com funcionários nos caixas, visto que essas lojas funcionam de maneira automática, onde o cliente faz suas compras sem precisar de auxílio. As compras são realizadas por meio do aplicativo ou totens de auto atendimento.
  • A segurança também é feita por meio da tecnologia. As portas são abertas por meio de geolocalização e outros parâmetros (como idade, por exemplo) também por meio do aplicativo. Toda a loja também pode ser monitorada a distância (luzes, ar-condicionado etc.)
  • A localização dessas lojas é comum dentro de condomínios. Uma forma inteligente de levar sua marca até potenciais clientes e incrementar as vendas que não ficarão mais restritas a horários, por exemplo.

Fonte: Lojas 24h: desafios e oportunidades | Beepay Blog (beepayapp.com.br)

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *