EXPOSIÇÃO “22 PERIFÉRICO” E CARNAVAL ESTÃO ENTRE OS DESTAQUES DAS FÁBRICAS DE CULTURA

Cultura

Em fevereiro, as unidades do programa na zona Norte e Sul de São Paulo e Diadema têm programação variada voltada para cultura periférica e popular

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis, irão explorar a produção cultural periférica ao longo do mês de fevereiro. As atividades nas unidades da Zona Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís), e Diadema são gratuitas e ocorrem de forma virtual e presencial.

Entre os destaques do mês está a exposição “22 Periférico”, que reúne releituras de obras dos principais artistas do movimento Modernista produzidas por cinco artistas periféricos, ex-aprendizes da Fábricas de Cultura Brasilândia, que atualizam os debates da Semana de Arte Moderna para os conflitos observados atualmente nas margens da cidade.

E se Macunaíma de Mário de Andrade fincasse respeito a existência LGBTIQIA+? E se a busca amorosa de Juca Mulato de Menotti del Picchia referir-se ao amor líquido e instantaneidade de grande parte das relações atuais? E se “Os Condenados”, de Oswald de Andrade, fizessem uma relação com os movimentos subalternizados como a pixação de São Paulo? E se hoje o novo marco é romper com o que está posto é olhar e valorizar corpos negros, identidades, existências, permanências, resistências e reconhecer pluralidades?

Com produção da Atairu Cultura e Multimídia, a exposição pode ser visitada até 27 de fevereiro na Fábrica de Cultura Brasilândia e ainda inclui a exibição do curta-metragem “Novamente 22”, do coletivo Zéfiro Norte. O curta busca construir uma linha do tempo com performances no Teatro Municipal de São Paulo (onde ocorreu a Semana de 22) e na Cinemateca Brasileira, trazendo a linguagem cênica inspirada nas grandes obras de Anita Malfatti.

A produção artística continua em destaque na unidade Brasilândia com a atividade Sticker: uma manifestação urbana, realizada no dia 23 de fevereiro, às 14h30, pela equipe de Bibliotecas. A proposta é incentivar a produção de sticker art, gênero de arte urbana que utiliza etiquetas adesivas.

Já a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza a Oficina de Estandarte, com a equipe de bibliotecas. A atividade, que ocorre no dia 24 de fevereiro às 14h, pretende trazer a história dessa importante representação do carnaval e de várias manifestações culturais e políticas, enquanto ensina os participantes a produzir os próprios estandartes.

No dia 22 de fevereiro, a equipe de biblioteca do Jaçanã convida o público para uma tarde de filmes. Na atividade Curta! serão exibidos diversos filmes de curta duração sobre meio ambiente, sociedade e cultura. As exibições começam às 14h.

A literatura também terá espaço na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha com a atividade online Vamos Fazer um Sarau. Realizada pelo cantor Biafra, de Niterói (RJ), junto com os poetas Gracy Morais e Elvio Morais, de São Paulo, o encontro pretende levar poesia e dar voz a artistas pouco conhecidos, além de unir a poesia das duas cidades. A atividade ocorre no dia 15 de fevereiro, a partir das 15h.

Fora das páginas literárias, a unidade de Vila Nova Cachoeirinha leva para o espaço virtual as comemorações carnavalescas. Na oficina O Carnaval: uma festa e sua metamorfose, realizada no dia 25 de fevereiro, às 15h, o público conhecerá a história, os elementos da arte e da cultura do carnaval no Brasil.

No espaço virtual, é o Circo que terá destaque. No dia 25 de fevereiro, às 16h, a Cia Reprises apresenta o espetáculo circense A Alegria do Circo, criado a partir de tradicionais esquetes cômicas e trabalhado sob o olhar dos palhaços. O espetáculo será transmitido no Facebook das Fábricas de Cultura.

No YouTube das Fábricas, a Fábrica de Cultura Capão Redondo promove uma Aula de Dança Afro Brasileira ministrada por Tainara Cerqueira, da Cia de Dança Afro Oyá. A aula previamente gravada será transmitida no dia 22 de fevereiro, a partir das 19h.

Circo, dança e música vão se misturar na atividade Grito de Carnaval com a Escola de Samba Cacique do Parque. O encontro acontecerá no campo do “Rexona”, ao lado da Fábrica de Cultura Jardim São Luís, no dia 20 de fevereiro, às 18h.

Já a equipe de bibliotecas da Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida o público para uma sessão de cinema e reflexão através da atividade BiblioDoc. No dia 25 de fevereiro, às 13h, a equipe de bibliotecas exibirá o documentário “Estamira: a mulher, o lixo e o mito”. A obra traz a história de uma catadora de lixo na extrema pobreza brasileira.

Em Diadema, a cultura afro domina em fevereiro. No dia 20, das 16h às 17h, o público poderá acompanhar pelo YouTube das Fábricas a atividade Coco de Roda com Ana Cacimba. A multiartista ensinará a dança do coco, uma manifestação cultural nordestina com história, ritmos, gingados e instrumentos.

Já a equipe de bibliotecas irá realizar no dia 23 de fevereiro, a partir das 10h30, a atividade Calendário de histórias não contadas. Tendo como inspiração o Sankofa, símbolo Adinkra que significa a sabedoria de aprender com o passado para construir o presente e o futuro, a atividade irá abordar datas marcantes do mês de fevereiro com símbolos da cultura e resistência afro-brasileira.

Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade.

SERVIÇO

Fábrica de Cultura Brasilândia

Exposição: 22 PERIFÉRICO
Até 27/2 – De terça a domingo – das 9h às 20h

Faixa Etária: Atividade Livre

Local: Fábrica de Cultura Brasilândia – Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP

Artistas:

Azul Marinha – Artista visual, escritora, transg NB

Blue – Artista visual

Bizu – Artista visual, Customizing Clothes

Vit – Fotógrafa, profissional na área de audiovisual, artesã

Zicra – Artista visual, grafiteira.

Atividade presencial.

Sticker – Uma Manifestação Urbana

Com: Equipe de Biblioteca

23/2 – Quarta-feira – das 14h30 às 16h

Faixa Etária: maiores de 10 anos

Local: Fábrica de Cultura Brasilândia – Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Jaçanã

Oficina de Estandarte

Com: Equipe de Biblioteca
24/2 – Quinta-feira – das 14h às 15h30
Local: Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP

Curta!

Com: Equipe de Bibliotec
22/2 – Terça-feira –das 14h às 15h30
Local: Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Vamos Fazer Sarau!

Com: Biafra
15/2 – Terça-feira – das 15h às 16h
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Youtube

O Carnaval: Uma Festa e sua Metamorfose
25/2 – Sexta-feira – das 15h às 16h
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Espetáculo “A Alegria do Circo”

Com: Cia Reprises
25/2 – Sexta-feira – das 16h às 16h30
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Facebook

Aula de Dança Afro Brasileira

Com: Tainara Cerqueira | Cia de Dança Afro Oyá
22/2 – Terça-feira – das 19h às 20h30
Faixa Etária: a partir de 12 anos
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Grito de Carnaval

Com: Escola de Samba Cacique do Parque
20/2 – Domingo – das 18h às 21h30
Faixa Etária: Atividade Livre
Local: Campo do Rexona – Rua: José Rodrigues Maciel, 23 – Parque Santo Antônio

BiblioDoc Estamira: a mulher, o lixo e o mito

Com: Equipe de Biblioteca.
25/2 – Sexta-feira – das 13h às 14h30
Local: Fábrica de Cultura Jardim São Luís – Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Parque Santo Antônio – São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Diadema

Coco de Roda

Com: Ana Cacimba
20/2 – Domingo – das 16h às 17h
Atividade Livre
Plataforma: Youtube

Calendário de Histórias Não Contadas #05

Com: Equipe de Biblioteca
23/2 – Quarta-feira – das 10h30 às 12h
Local: Fábrica de Cultura Diadema – Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP

——

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema 

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento das unidades

De terça a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

Funcionamento das bibliotecas em fevereiro (1 a 15/02)

De terça a sexta, das 10h às 16h. Sem os finais de semana.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fonte: Cultura.sp.gov.br

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *