Turismo de café atrai visitantes e vira opção para passeios seguros

Turismo

Com a pandemia, novos roteiros turísticos estão ganhando destaque, como o turismo de café, que tem como objetivo divulgar um pouco mais de um dos produtos mais apreciados no país: o café, estrela de roteiros por fazendas espalhadas pelo território nacional e onde é possível curtir a data com tranquilidade. Algumas opções oferecem uma imersão no mundo da bebida, incluindo visitação a lavouras, hospedagem em casarões históricos degustações especiais e até passeios de balão.

O Vale do Paraíba, por exemplo, situado no Sul do estado do Rio de Janeiro, abriga o Vale do Café, região turística onde o grão foi a principal fonte de renda no Século XIX e garantiu ao Brasil a liderança na produção e exportação do produto à época. Atualmente, é possível agendar visitas e se aprofundar na história e na cultura cafeeira. Integram o Vale os municípios de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e alguns distritos, como Ipiabas e Conservatória, que pertencem a Barra do Piraí e a Valença.

ROTEIRO

Já em Minas Gerais, a Rota do Café Especial, percurso de 35 km que compreende os municípios de Carmo de Minas e São Lourenço, permite vivenciar uma experiência única, com visitas a fazendas centenárias, que contam um pouca da história da bebida e como ela é produzida; explicações de guias e paradas em mirantes. O turista também pode desfrutar de um belo passeio de balão e aproveitar a vista privilegiada da região, repleta de plantações de café e fazendas em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira.

Outro atrativo imperdível é o banho de café: uma banheira com água sulfurosa e café especial que dá ao visitante, literalmente, um banho com diversos benefícios para a pele e a saúde. Ao final da tarde, há ainda a chance de contemplar o belo pôr do sol em Carmo de Minas. Com cerca de 1.400 metros de altitude, o local disponibiliza um mirante que é ponto de encontro de fotógrafos e de apaixonados pelo fenômeno natural.

CASARÃO

Em Itapira (SP), por sua vez, a Fazenda Águas Claras, datada de 1870 e que serviu de lar para imigrantes italianos que vieram trabalhar com a produção de café na época, proporciona ao visitante vivenciar a fabricação do produto, além de se hospedar em acomodações de estilo colonial e aproveitar várias opções de lazer. No local, adaptado ao turismo rural, a antiga Casa Sede foi cuidadosamente restaurada, preservando as características originais. A rusticidade das madeiras nobres aparentes e os altos-relevos das portas e janelas transmitem a sensação de estar em um casarão histórico.

brasiltravelnews

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *