O que levar na mala em uma viagem de cruzeiro

Turismo

Viagem de cruzeiro: Esta pergunta é feita por todos alguns dias antes de viajar (talvez alguns de nós façam isso com meses de antecedência). Embora pareça um pequeno detalhe, é algo decisivo para o nosso conforto e bem-estar durante a nossa viagem. Saber quantas roupas posso ou devo levar e o que incluir é o dilema de todo passageiro de cruzeiro.

A resposta a estas perguntas simples é determinada por diferentes fatores, desde o meio de transporte pelo qual viajamos até o porto de embarque de nosso navio, o tipo de itinerário que fazemos, as intempéries das áreas a visitar, bem como a empresa navio de cruzeiro escolhido.

Que roupas levar em uma viagem de cruzeiro?

De acordo com o meio de transporte para o porto de embarque:

Quando fazemos um cruzeiro, devemos sempre avaliar a opção de chegar ao porto de embarque, que nos permitirá transportar mais ou menos bagagem:

  • Se chegarmos de carro: Se for um destino próximo, a melhor opção ou a que a maioria de nós escolhe é viajar em carro próprio, para que não haja ninguém para limitar o peso e o tamanho da nossa mala, apenas o capacidade do nosso veículo e claro da bagagem permitida pela companhia marítima, normalmente duas malas grandes por passageiro.
  • Se chegarmos de trem: No caso de escolhermos a ferrovia para chegar ao porto, via de regra a bagagem permitida são duas malas grandes e uma pequena, com as quais também temos espaço para transportar o que precisamos.
  • Se chegarmos de avião: Este meio de transporte é o menos permissivo com a quantidade de bagagem, pois dependendo da companhia aérea e do tipo de passagem adquirida, eles nos permitirão transportar mais ou menos bagagem, limitando nossas possibilidades de transporte de roupas.

De acordo com o itinerário de nossa viagem de cruzeiro

Este ponto é fundamental na hora de escolher as roupas que escolheremos para nossa viagem, já que um cruzeiro pelo Caribe não é igual a outro pelos fiordes noruegueses ou um pelo Brasil. Uma boa recomendação, e que muitos dos passageiros de cruzeiros mais experientes fazem, é alguns dias antes da partida do navio, ver a previsão do tempo dos portos que iremos visitar e assim adaptar a nossa mala a esse clima.
 
Normalmente, os cruzeiros pelo Caribe ou pelo Nordeste do Brasil, são aqueles em que teremos menos bagagem.Visto que, por serem roupas de verão, ocupam muito menos espaço do que aquelas que levaremos por exemplo para um cruzeiro pela Noruega, onde o clima varia muito de um momento para outro;

Assim podemos acordar com um sol radiante e uma temperatura de 20 graus e terminar o dia com uma chuva torrencial e 3 graus em julho.
 
Outra questão a levar em conta em nosso roteiro é analisar os países e culturas que visitamos, pois se visitarmos os países islâmicos teremos que nos adaptar à sua cultura e padrões de vestimenta, ao visitar mesquitas e locais de culto religioso, ou ao visitar museus, igrejas ou locais públicos em diferentes lugares. Nesse sentido, devemos incluir alguma vestimenta que nos permita ter acesso a esses locais e estar de acordo com a norma e etiqueta do local a visitar.

De acordo com a empresa de transporte e o navio

Embora a opção de poder vestir-se confortavelmente durante todo o cruzeiro e não participar de noites formais seja generalizada, a inclusão de noites formais ainda é preservada na maioria das companhias marítimas. Além disso, há uma grande variedade de festas e eventos que são organizados durante um cruzeiro.

Como regra geral, sempre teremos três roupas diferentes para os jantares: casual, informal e formal. Devemos lembrar também que em alguns navios haverá festas temáticas que exigem roupas de acordo com o tema.

  • Roupa casual: é o que nos permite ir de uma forma um pouco mais informal, mas sempre mantendo a compostura ao entrar no restaurante onde nos servirão, normalmente shorts e chinelos não são permitidos.
  • Roupas casuais: é o que está desaparecendo da maioria das companhias marítimas. Os homens podem usar uma camisa e uma jaqueta. Para as mulheres, calças com blusas ou vestidos são válidos.
  • O vestuário formal ou de gala: é o que nos vai ajudar a mostrar as nossas melhores roupas e a mostrar a nossa elegância, neste jantar, costuma-se pedir que todos estejam muito bem vestidos, desde jaquetas ou smokings para homens e vestidos longos para mulheres. Caso não gostemos deste tipo de evento, sempre temos a opção de jantar em local diferente do restaurante principal habilitado para passageiros que não desejam seguir a exigência de vestimenta.

Confira: Como arrumar a mala para uma viagem ao exterior

De acordo com as festas temáticas a bordo

Normalmente as companhias marítimas ao longo do cruzeiro têm 3 ou 4 festas temáticas depois dos jantares, por isso também seria bom levarmos algo adequado para irmos de acordo com essa festa.
 
As mais comuns são as festas brancas, onde todos costumam usar uma vestimenta branca; A festa a fantasia em que usaremos algumas das nossas peças para fazer um traje original e outra muito comum é a “ Festa das Flores ”, uma festa voltada para o tema hippie.
 
Tudo isso como sempre é opcional e podemos visitar cada uma dessas festas sem ter que nos vestir de nenhum tema, simplesmente para curtir a música e o clima.

Para participar nestes eventos, é aconselhável entrar em contato com a transportadora ou Agente de Viagens semanas antes da partida e perguntar sobre as festas e eventos planejados para o cruzeiro.

O que não pode faltar na mala de cruzeiro se você for para:

Brasil

Normalmente quando fazemos um cruzeiro pelo Brasil, a maioria das vezes, sempre vão para o Nordeste. Por isso, invista em peças de roupas mais leves, vestidos, bermudas e um casaco para usar a noite, pois com o ar condicionado do navio é forte.

Caribe

Roupas casuais, protetor solar, óculos escuros, roupa de mangas compridas (o ar condicionado dentro do barco pode ser intenso) e capa de chuva, já que são possíveis tempestades esporádicas.

Mediterrâneo

O Mediterrâneo é talvez uma das áreas mais complexas quando se trata de fazer as malas. Devemos ter roupas casuais para desfrutar a bordo, confortáveis para visitar os diferentes portos e cidades, e algo elegante para noites de festa. Casaco de mangas compridas e capa de chuva são altamente recomendados.

Fiordes e norte da Europa

Para explorar os portos dos fiordes e do norte da Europa é melhor usar roupas combináveis em camadas. Portanto, uma capa de chuva que possa ser usada por cima do nosso casaco quente de mangas compridas pode funcionar muito bem (mesmo no verão).

Alasca

A principal atração do Alasca é descobrir a natureza espetacular de seus portos. Isso exige que a bagagem inclua roupas esportivas confortáveis, mas resistentes às inclemências do tempo. É importante que você possa se vestir em camadas e, principalmente, em sapatos confortáveis que não escorreguem.

Fonte: We Fashion Trends

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *