Exposição do Museu do Futebol que celebra a trajetória de Barbosa é prorrogada até janeiro

Cultura

“Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que homenageia Moacyr Barbosa e a posição de goleiro, fica em cartaz até 30 janeiro de 2022

Os visitantes que ainda não tiveram a chance de ir ao Museu do Futebol conhecer a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” terão mais tempo para aproveitar a oportunidade. A mostra, prevista para acabar no dia 21 de novembro, foi prorrogada até 30 de janeiro de 2022. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A exposição celebra a posição de goleiro e coloca no centro das homenagens a figura de Moacyr Barbosa (1921-2000), ídolo do Vasco e da Seleção Brasileira e um dos melhores arqueiros de sua época, mas cuja memória foi por décadas relacionada principalmente à injusta responsabilização pela derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1950.

No ano em que completaria 100 anos, Barbosa tem sua trajetória recontada sob outra perspectiva. A partir daí, os curadores refletem sobre as consequências da narrativa hegemônica que responsabilizou os jogadores negros pela derrota no “Maracanazzo” para a história do futebol e do próprio Barbosa, denunciando como opera o racismo na sociedade brasileira.

A mostra também traz histórias, curiosidades, fotografias, luvas e camisas de goleiros e goleiras, além de grandes defesas de craques como Jefferson, Dida, Bárbara, Luciana, Rogério Ceni, Aranha e muitos outros. Entre os objetos expostos, destaca-se um pedaço das traves utilizadas no Maracanã na Copa do Mundo de 1950, feitas de madeira e com quinas quadradas. Nas instalações interativas, o visitante pode praticar defesas sob uma trave de tamanho oficial e entrar em uma cabine de locutor para fazer sua própria narração de defesas históricas.

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país. É uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

PATROCÍNIO E APOIO

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiros a Poker Esportes e o UOL Esporte Clube e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

SERVIÇO

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h)
Na primeira terça-feira de cada mês, das 9h às 21h (entrada até 19h30)
Ingressos: www.museudofutebol.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia

Crianças até 7 anos não pagam.
Entrada gratuita para todos às terças-feiras

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *