Design Vision Reality Show: 10 estudantes realizam desafios de moda sustentável com avaliação de grandes estilistas

Eventos

Programa vai ao ar no Fashion TV a partir de novembro e conta com a mentoria de Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues e Hanayrá Negreiros e apresentação de Day Molina

Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues e Hanayrá Negreiros

Design Vision Reality Show é o novo programa do Fashion TV com estreia no dia 18 de novembro. Com foco em moda sustentável, a atração consiste numa competição entre 10 estudantes que realizarão desafios relacionados ao segmento. Os cinco finalistas farão uma apresentação ao júri técnico de peso composto por Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues e Hanayrá Negreiros.

No Brasil, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, estima-se que são produzidas 170 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente. Contudo, a parcela descartada da forma correta é de apenas 40%. Os outros 60% dos tecidos que poderiam, por exemplo, ter sua matéria-prima reutilizada acabam em aterros sanitários, indústrias de cimento ou sendo utilizados em fundições para queima.

Desafio envolve esferas ambiental, econômica e social

“O problema do resíduo de pequenos cortes de tecido, muitas vezes menores de 20 cm, é gigante. São retalhos que poucas pessoas, marcas e entidades sabem ou querem utilizar. Portanto, os participantes terão o desafio de criar peças inovadoras e incríveis só com resíduos pequenos e trabalharemos isso em três pilares: ambiental, econômico e social”, explica Paulo Cristelli, idealizador do reality e gerente do Instituto Focus Têxtil.

Os estudantes de moda terão de pesquisar, identificar e criar relações com uma ONG que realize capacitação em corte e costura de jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social. As costureiras capacitadas pelos programas das ONGs serão responsáveis pela produção de peças e obras criadas pelos participantes selecionados, gerando renda, experiência e portfólio para as entidades. Os competidores são preparados em diferentes capacitações (uma por episódio), ministradas por Walter Rodrigues, Jackson Araújo, Agustina Comas, Renato Dib e Alexandre Hebert, Day Molina, Angela Brito e Amir Slama.

Com a peça conceito produzida – que traduza toda a coleção em si mesma -, os participantes precisarão criar mais cinco peças com visão comercial, ou seja, adaptando todo o conceito para opções de uso cotidiano e comercial, mantendo a essência da peça inicial.

A apresentação do reality show será conduzida por Day Molina, estilista, empreendedora e descendente de uma família indígena do Nordeste, que tem tido um papel muito importante no combate ao racismo no mundo da moda e na conquista de espaço para que mais profissionais indígenas possam surgir e prosperar.

Day Molina

Serão 10 episódios com 30 minutos de duração. Cada um transmitirá uma capacitação e um desafio proposto aos participantes, que apresentarão os resultados aos mentores para avaliação. Os jurados vão avaliar as peças e dar notas. Os cinco melhores classificados na pontuação final passam para a final do programa, que será um desfile de cinco looks de cada participante.

Todas as peças serão costuradas com máquinas e acessórios da Singer do Brasil, líder no segmento. Os modelos utilizados serão: Facilita HD (Heavy Duty) 4432 e Industrial Reta Eletrônica, além de agulhas e ferro de passar da marca, que foram também da marca.

“Estamos com grande expectativa no sucesso do reality show e é muito bom poder contribuir diretamente com a produção de peças sustentáveis. Sabemos do impacto que os resíduos têxtis causam ao meio ambiente e conscientizar sobre esse tema em rede nacional é de extrema importância”, afirma Concheta Feliciano, diretora de marketing da Singer do Brasil para a América Latina, patrocinadora do programa.

Produção – Os finalistas terão dois meses para produzirem mais quatro looks inteiros, incluindo máscaras de proteção, para apresentarem em formato de desfile.

Desfile Final – As peças produzidas serão avaliadas por um júri técnico da moda sustentável e os que tiverem maior média na votação serão os três vencedores premiados.

Premiação – O primeiro colocado será presenteado com uma Coleção Cápsula Pernambucanas, um curso de extensão IED One Year (com conclusão em Milão com tudo pago), um editorial especial na Revista Harper’s Bazaar, 300 metros de tecidos Focus Têxtil e 200 metros em estamparia EPSON.

O segundo e o terceiro colocados receberão, respectivamente, 200 metros de tecidos Focus Têxtil e 100 metros em estamparia EPSON, e 100 metros de tecidos Focus Têxtil e 50 metros em estamparia EPSON.

Sobre a Singer do Brasil 

Com 170 anos de atuação, a Singer é líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais. Seus produtos estão presentes nas maiores lojas do varejo, lojas especializadas em máquina de costura, comércio eletrônico e ateliês de costura e artesanato de todo o País. A companhia, por meio de sua forte presença global, desenvolve competências dentro de uma organização de alto desempenho, com o objetivo de gerar o mais elevado nível de valor agregado aos seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade. A presença da Singer do Brasil transforma a vida das comunidades em seu entorno, uma vez que estimula o empreendedorismo, o empoderamento feminino e a geração de empregos, além de dinamizar a economia e promover uma nova cultura, mais moderna e dinâmica entre os funcionários e seus familiares. Para mais informações sobre a empresa, acesse: https://www.singer.com.br.

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