Empreendedor X empresário: o desafio pós-pandemia

Empreendedorismo

Às vésperas de completar o protocolo de vacinação em massa da população, começamos a ver uma retomada muito singela e frágil de nossa economia.

Com sequelas graves, como muitos dos acometidos pela Covid 19, a economia do Brasil, podemos dizer, já era um paciente fraco, combalido, com prognóstico sempre preocupante. Assim, sabemos que essa recuperação será paulatina, difícil, e até incerta para muitos setores. E é nesse cenário que navega o empreendedor brasileiro.

É curioso como, muitas vezes, vemos tratamentos díspares por parte de governos e mídia especializada para com o empreendedor – cultuado corretamente como força motriz de recuperação – e o empresário.

Na prática, sabemos que se o empreendedor não for um empresário de fato, o negócio tende a fazer água muito rapidamente.

E o que faz um verdadeiro empresário? Em uma palavra: gestão. Essa é a palavra-chave para o bom desenvolvimento de um negócio.

Óbvio que a gestão competente não é o único fator

de sucesso. Mas é fato que sem uma boa gestão não há empreendimento que perdure. A questão é: como transformar empreendedores em empresários?

Órgãos como o Sebrae, por exemplo, são fundamentais para apoio ao empreendedorismo, mas, infelizmente, como pude perceber à frente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, não são suficientes.

É preciso um entendimento maior por parte de toda a sociedade de que cada CNPJ é um potencial gerador de riqueza e emprego.

É preciso uma cultura social e governamental que privilegie e colabore com a boa gestão. Evidente que nas grandes corporações esse conceito já flui como um mantra. Mas precisamos expandir isso para as bases. Cada pequena empresa de comércio, serviço, indústria ou profissionais liberais precisa ter pleno domínio dos conceitos básicos de gestão, se quisermos um país verdadeiramente próspero.

Atentos a essa necessidade, iniciamos no CRCMG uma série de ações voltadas para o profissional da contabil

idade, com foco em gestão. Além de trazer para nossas palestras e cursos assuntos voltados à gestão, iniciamos no mês de julho uma série de programetes com dicas simples de gestão que podem fazer a diferença no dia a dia do empresário, seja ele um empresário contábil ou não.

Conceitos básicos como Gestão da Qualidade, Gestão de riscos, Gestão de processos, Gestão de equipe para alta performance, Gestão de clientes, Gestão financeira e Gestão do tempo e da produtividade são tratados de forma simplificada, visando a rápida absorção do conceito e imediata aplicação pelo empresário.

É fato que o empresário brasileiro tem imensa dificuldade com conceitos que exigem um olhar mais holístico, como definição de objetivos e metas, a identificação de falhas e problemas, a elaboração do plano de ação e a definição de indicadores de desempenho.

Ajudar nossos clientes a enxergar os parâmetros que os levarão à boa gestão e ao mesmo tempo aplicar esses conceitos em nosso próprio negócio é, certamente, o grande desafio do profissional da contabilidade neste momento. 

E a dica é: amplie seus conhecimentos! Estude! Invista em você, em tecnologia e em consultorias e profissionais que poderão encurtar seu caminho para a gestão de excelência!

Fonte: diariodocomercio.com.br



Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *