Pandemia traz consumo mais consciente para o jeanswear, revela pesquisa promovida pela LYCRA®

Bem estar e Saúde

The LYCRA Company encomendou uma pesquisa que identificou importantes mudanças  hábitos e motivações de compra dos consumidores de jeans e sarja desde o seu último estudo, realizado em 2018, antes da pandemia da Covid-19.

O levantamento foi apresentado durante a Semana de Lançamentos de Coleções, na Denim City SP, pela gerente de marketing da empresa, Silvana Eva, e com as participações da vice-presidente América do Sul da companhia, Adriana Morasco, e da diretora global de marketing estratégico para denim da The LYCRA Company, Ebru Ozaydin – confira a transmissão na íntegra.

A pesquisa, que foi conduzida pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), entre 16 e 25 de agosto de 2021, revelou que o número de calças no guarda-roupa passou de 8,6 para 7,7 peças.

Embora o consumo esteja passando por adaptações, já que a compra de calça jeans caiu 4 pontos percentuais (de 92% para 88%) e a de calça de sarja apresentou um aumento de 10 pontos percentuais (de 26% para 36%) em relação à pesquisa anterior, o estudo mostrou que o consumidor está mais consciente e faz mais avaliações na hora da compra.

A pesquisa, quantitativa e realizada de forma online, contou com 1.000 entrevistas, representativas da população brasileira de internautas de 16 a 54 anos, das classes ABCDE, que compraram calça jeans e/ou de sarja nos últimos 12 meses.

Ainda segundo o levantamento, o principal driver para a compra de uma calça jeans é conforto, seguido por qualidade e durabilidade – todos esses atributos apresentaram alta nas menções frente à pesquisa anterior. Ao mesmo tempo, o fator preço baixo perdeu relevância, o que mostra que o consumidor passou a priorizar outros critérios de compra. O preço médio pago por uma calça aumentou por volta de 10% se comparado ao valor de 2018.

Segundo a gerente de marketing da The LYCRA Company, Silvana Eva, a marca LYCRA® é que se apropria da maior quantidade de atributos identificados na pesquisa, destacando-se em relação às demais marcas nos quesitos conforto, caimento, qualidade, durabilidade e valorização do corpo. “70% dos consumidores conhecem a marca LYCRA®, o que representa a nossa força no segmento”, disse.

A preferência nacional ainda é por modelos de calças mais justas e que mostram as curvas do corpo. Os modelos mais utilizados pelas mulheres são a skinny, seguido pela slim e a tradicional.  Já no mercado masculino, a calça mais usada é a slim e o modelo tradicional.

O canal de compra mais procurado continua sendo as lojas de departamentos (como C&A, Riachuelo, Renner e Marisa), seguido pelas multimarcas e a internet, que apresentou um crescimento de 11 pontos percentuais.

A LYCRA® NA SEMANA DE LANÇAMENTOS

Durante a última edição da Semana de Lançamentos na Denim City SP, realizada entre os dias 25 e 28 de outubro, grandes tecelagens apresentam suas novidades em tecidos e muitos deles contam com as tecnologias da The LYCRA Company.

Entre elas, a Santista Têxtil apresentou quatro artigos com o fio LYCRA®, sendo dois da família LYCRA® DualFx que utiliza o fio LYCRA® + LYCRA® T400, batizado pela tecelagem de Triblend, que conta com alta elasticidade e recovery.

Além do toque macio do algodão, esse tecido tem a elasticidade do fio LYCRA® e a estabilidade dimensional, resistência do fio LYCRA® T400 que ainda contribui para melhorar ainda mais a elasticidade. A empresa também está apresentando ao mercado dois artigos com um fio LYCRA® mais robusto: a coleção Sticker Power, que permite um alto power com boa recuperação. Ideal para peças super justas.

Já a Vicunha Têxtil trouxe um novo tecido, denominado Rapel, que conta com a tecnologia LYCRA® Anti X Slip. Com o aumento do uso de poliéster, rayon e outras misturas de fibra em denim, o deslizamento da costura se tornou um desafio para fabricantes, marcas, varejistas e, finalmente, para o consumidor final. O fio reduz o enrugamento causado pelo deslizamento de costura e melhora a qualidade da peça.

Além disso, a empresa apresentou novos artigos na família de tecidos Perfect Fit, que contam com a tecnologia LYCRA® DualFx (feitos com fio LYCRA® T400 e o fio LYCRA® original), e que proporcionam um alto recovery, retenção da forma, excelente ajuste, conforto e durabilidade. Tudo que os consumidores desejam hoje. Os tecidos são o Patricia e Patricia Black Black

Canatiba Têxtil reforçou sua família de produtos da família DUO CORE, que promove diferenciação e alto stretch, e apresenta uma nova família de tecidos AURORA DUO CORE com a tecnologia LYCRA® DualFx que proporcionam mais recovery, retenção da forma e conforto.

A Cedro Têxtil, empresa que usa exclusivamente elastano LYCRA® em sua linha, apresentou a sua coleção com o fio LYCRA® ADAPTIV™, que conta com uma fórmula desenvolvida para esticar, se acomodar e se adaptar a diferentes formatos de corpos como uma segunda pele, graças a um polímero revolucionário.  A tecelagem foi a primeira empresa no mundo a lançar um tecido com esse novo fio. O novo fio deu origem à tecnologia “Cedro Comfy” presente no tecido FITSYOU, artigo de lançamento da linha Comfort Shape da Cedro.

Por fim, a Covolan lançou a sua nova coleção com produtos LYCRA® EcoMade, fio com elastano produzido com 20% material reciclado pré-consumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard), mantendo o mesmo desempenho, porém com mais sustentabilidade. Os novos artigos com o LYCRA® EcoMade são o Ancona, Bergamo e Genova.

Fonte: Guia Jeans Wear

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