Cera de ouvido: É assim que você limpa seus ouvidos corretamente

Bem estar e Saúde

Cera de ouvido: Provavelmente todos nós já fizemos isso antes: enfiar um cotonete no ouvido para limpá-lo. Mas isso não é uma boa ideia. Nós vamos te dizer como limpar seus ouvidos corretamente.

Muitos de nós provavelmente já recorreram a cotonetes e coisas semelhantes para livrar nossos ouvidos da cera irritante. Mas, quando se trata de limpar seus ouvidos, há certas coisas que devemos e não devemos fazer. Já podemos revelar uma coisa: cotonetes são definitivamente um dos que não devemos fazer.

Outros objetos do dia-a-dia que provavelmente não são ideais para inseri-los no canal auditivo, como clipes de papel, canetas ou grampos de cabelo, não são apenas inadequados, mas também perigosos para a saúde de seus ouvidos.

Portanto, reunimos as informações mais importantes sobre o assunto “limpar seus ouvidos” e fornecemos algumas dicas que você deve considerar na próxima vez que for limpar o seu.

O que é cera de ouvido

O termo médico para cera de ouvido é cerúmen. A cera de ouvido é uma secreção amarelo-acastanhada e de sabor amargo que consiste em muitos ingredientes diferentes, incluindo secreções glandulares, gorduras, colesterol e sebo. As secreções do ouvido também contêm a substância antibacteriana lisozima.

A consistência pegajosa ajuda a remover sujeira, poeira ou partículas de pele morta do canal auditivo. Além disso, a cera do ouvido impede que pequenos insetos ou bactérias entrem no interior do ouvido. O gosto amargo também é responsável por isso. Porque as substâncias amargas têm um efeito dissuasor na maioria dos insetos.

como remover cera de ouvido

A cera de ouvido faz parte do processo de autolimpeza das orelhas

Muitos acham que a cera de ouvido não é higiênica. Mas isso não é verdade. Pelo contrário: o cerúmen faz parte do processo de autolimpeza das orelhas e hidrata-as por dentro. Ele também tem um efeito antibacteriano. Ele ainda garante que o canal auditivo permaneça “limpo”. Porque sem a secreção resistente, a sujeira e os corpos estranhos entrariam muito mais fundo no ouvido e poderiam danificar o tímpano.

Mesmo que a cera de ouvido pareça nojenta a princípio, é importante para a saúde de seus ouvidos. E sejamos honestos, ninguém olha profundamente em seus ouvidos e verifica a quantidade de cera que há dentro deles. Exceto, talvez, seu médico de ouvido.

 Mas o mesmo se aplica aqui: você definitivamente não precisa ter vergonha de cera de ouvido. Em vez disso, sugere que seu processo de autolimpeza pessoal está funcionando. Apenas os resíduos de cera que estão na orelha devem ser removidos.

É assim que você limpa seus ouvidos corretamente

A cera visível na parte externa da orelha pode ser removida com mais cuidado com uma toalha de rosto ou um pano úmido. No chuveiro, você pode limpar suavemente os ouvidos com água morna.

Você também pode usar algumas gotas ou sprays para os ouvidos que estão disponíveis na farmácia. As gotas e os sprays amaciam a cera para que ela possa ser removida com um pano úmido.

 Muitos estão familiarizados com o método experimentado e testado de bocejar ou engolir para equalizar a pressão no ouvido quando a pressão na área aumenta. 

Mas bocejar, engolir e mastigar também ajudam a remover a cera das orelhas.

Para fazer isso, engula algumas vezes com a boca fechada enquanto segura o nariz ao mesmo tempo. Ou apenas boceje de vez em quando. Os minúsculos cílios localizados no canal auditivo transportam o excesso de gordura para fora. Em seguida, você pode simplesmente remover os restos da parte externa da orelha.

Também é importante não esquecer a área da pele atrás da orelha. Resíduos de sujeira ou shampoo se acumulam rapidamente, o que também pode inflamar o ouvido. Portanto, você também deve limpar bem as orelhas na parte de trás da linha do cabelo. Mesmo em crianças, o ouvido se limpa por meio da secreção do ouvido, transportando gradualmente para fora as partículas mortas da pele. Você deve remover cuidadosamente o excesso de cera das orelhas de seus filhos com uma toalha ou um pano úmido. No entanto, se você suspeitar que o ouvido do seu bebê está bloqueado, consulte um otorrinolaringologista imediatamente.

Cotonetes: eles não pertencem aos seus ouvidos

Alguns têm a ideia mais maluca quando se trata de limpar os ouvidos. Todos os objetos do dia-a-dia são convertidos em limpadores de ouvido. Como já foi indicado, é melhor evitar tais utensílios nocivos. Além de quaisquer ferramentas pontiagudas e afiadas, isso também inclui cotonetes.

Porque mesmo que mexer no canal auditivo possa te dar uma sensação de satisfação e parecer “mais limpo”, você está fazendo o oposto: a cera é empurrada apenas mais fundo no canal auditivo e um tampão se forma. Na pior das hipóteses, esse tampão de cera deve ser removido por um especialista em ouvido. E isso pode ser bastante desconfortável, dependendo da situação.

Também pode causar inflamação do canal auditivo. Objetos afiados e pontiagudos, como clipes de papel, podem causar pequenos ferimentos no canal auditivo e na orelha.

Os cotonetes, em particular, são inadequados porque as pequenas fibras de algodão podem se soltar e permanecer no canal auditivo. Isso leva rapidamente à inflamação do canal auditivo e as fibras podem ter que ser removidas por otorrinolaringologistas.

Você também deve dispensar as populares velas auriculares. Porque sua eficácia é altamente controversa do ponto de vista médico. Além das reações alérgicas, a cera quente também pode causar queimaduras no rosto ou nos ouvidos.

cotonete

Quando você deve ir ao médico se estiver com muita cera de ouvido?

Se você sentir dor no ouvido ou se tiver a sensação de que sua audição está piorando, você deve consultar um otorrinolaringologista. Isso também se aplica se você sofrer de certos sintomas, como uma sensação persistente de pressão ou coceira constante. Além disso, os otorrinolaringologistas têm instrumentos adequados, como uma colher de ouvido, para uma limpeza suave e cuidadosa dos ouvidos.

Sob certas circunstâncias, também pode levar a uma superprodução de secreções do ouvido. Isso pode ocorrer especialmente após operações no ouvido. Isso pode levar a um plug, que geralmente está associado a problemas de audição, coceira ou até mesmo zumbido. Mesmo assim, você deve consultar um médico para remover a cera corretamente.

O médico geralmente removerá o tampão de cera enxaguando o ouvido. Isso é feito com uma seringa auricular, com a qual um jato direcionado de água é injetado em seu ouvido. Dependendo da profundidade e da firmeza do tampão, o médico usará gotas de antemão para amolecer a cera presa.

Em nadadores e idosos, a sujeira pode se acumular mais rapidamente e formar um tampão. Portanto, você deve visitar um especialista em otorrinolaringologia com mais frequência. A formação de um tampão também é favorecida em pessoas com um canal auditivo estreito. O mesmo se aplica ao uso regular de fones de ouvido.

Fonte: We Fashion Trends

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *