Pneus remoldados de motos são perigosos e ilegais; entenda

Carros & Cia

A moto é um dos meios de transporte mais comuns, práticos e de baixo custo que existem. Porém, assim como acontece com os automóveis, os motociclistas precisam cuidar bastante cuidado com o uso de certas peças e equipamentos em suas motos. Os pneus remoldados, por exemplo, podem levar perigo ao condutor de motocicletas, além de ser ilegal. Saiba mais sobre o assunto!

Pneus remoldados
Foto: Anh Trần/Unsplash.com

Descubra todos os perigos que o uso de Pneus remoldados de motos podem trazer

Isso significa que muitas motos chegaram às ruas neste ano. Sem falar das outras compradas em outros anos. E todos estes proprietários precisam se preocupar com o uso de peças que podem trazer problemas futuros. O uso de pneus remoldados é um deles.

Pneus remoldados
Foto: Divullgação/ANIP

Quando o pneu passa pela remoldagem, alguns componentes ganham uma camada de borracha, como a banda de rodagem e os flancos. Lembrando que isso é diferente de pneus recapaods. Normalmente, os donos de motos  preferem investir neste tipo por ser mais barato. No entanto, isto pode causar alguns problemas graves. Ainda mais porque pneus de motos não foram feitos para passar pelo processo de remoldagem.

“A primeira, e mais importante, é a segurança. Os pneus remoldados colocam a vida dos motociclistas em risco, pois geram total instabilidade e impossibilitam a dirigibilidade da motocicleta. Com isso, o risco de acidente é iminente, especialmente por ser um veículo com apenas dois pontos de contato com o solo”, conta Klaus Curt Müller, presidente da ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

Este não é o único problema com o uso de pneus remoldados. Seu uso é proibido pela Resolução Contran 158, de 2004. De acordo com ela, está proibido aa utilização deles nos seguintes veículos:

  • Ciclomotores
  • Motonetas
  • Motocicletas
  • Triciclos
Pneus remoldados
Foto: Divulgação/Pixabay.com

Automóveis e veículos comercias estão liberados. Já Portaria Inmetro nº. 554/2015 também proíbe o serviço de taís produtos.  De acordo com Müller, o dono da moto pode ter que pagar uma multa e levará pontos na CNH, caso faça o uso deste tipo de equipamento. O valor é de R$ 195,23 e serão perdidos cinco pontos na carteira de habilitação.

Tem como saber a diferença?

Foto: Divulgação/Pixabay.com

Para evitar possíveis dores de cabeça, o proprietário da moto precisa tomar bastante cuidado na hora da compra de um pneu. Um dos métodos é saber da existência do logotipo do Inmetro na lateral dele. Isso porque o Inmetro exige que os pneus remoldados de carros e caminhões (que estão autorizados para rodar) passem por uma certificação compulsória.

Ou seja, como as motos estão proibidas de usar o equipamento, os pneus usados em motocicleta não enfrentam o processo e não possuem o selo do Inmetro. Este se torna um bom ponto para acabar não caindo em golpes.

Fonte: Garagem360

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *