Parque das Neblinas completa 17 anos e registra 1.255 espécies da biodiversidade

Notícias

A reserva abriga diversas espécies da fauna e da flora em 7 mil hectares de Mata Atlântica

Há 17 anos o Parque das Neblinas era oficialmente inaugurado. A história da reserva começou na década de 1940, mas foi a partir de 1980 que a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a reescreveu e traçou um novo futuro para a área, antes ocupada por plantações de eucalipto, criando o Parque das Neblinas – gerido pelo Instituto Ecofuturo.

Atualmente, são 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, 1.255 espécies da biodiversidade já registradas, 530 nascentes protegidas e um número incontável de pessoas impactadas direta e indiretamente. Com os agravos das crises climáticas e da perda da biodiversidade, o Parque das Neblinas torna-se símbolo de renovação da vida, contribuindo com a proteção e reprodução da fauna e da flora.

Inaugurado em 2004, hoje, o Parque das Neblinas também tem se destacado por fortalecer a relação humana com o meio ambiente, criando laços de crianças e adultos com a natureza. Essa é, sem dúvidas, uma das heranças que a reserva deixa para um futuro renovável.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. Quer saber mais sobre a fauna e a flora presentes na área? Acesse essa publicação A biodiversidade no Parque das Neblinas, disponível para download no site do Instituto.

Sobre o Instituto Ecofuturo 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturoyoutube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *